Símbolo da Rambla, o teatro que fez desse passeio o mais burguês a partir de 1840, e aonde os catalánes ou nao, ainda vao para desfrutar de óperas e obras de teatro internacionais. Insígna da Rambla moderna, já passou por muitos momentos históricos, e nunca saiu ileso, entre incêndios e a Guerra Civíl, com a ajuda de empresas e particulares, o teatro foi reformado a 10 anos atrás exatamente igual como estava nas antigas maquetas e planos recuperados do último incêndio.
E com uma grande festa se comemorou o aniversário da abertura do Teatro Liceu e com a presença da Rainha de Espanha, Dona Sofia, e de todos as personalidades de Catalunya, que foram testemunha da obra "Il trovatore" de Verdi. Representada pela última vez a 17 anos atrás.
O Teatro Liceu também oferecem visitas guiadas por seu interior, aonde se pode ver toda a estrutura do teatro e o back-office que chega a impressionar pela grandeza e tamanho, já que de fora, nao parece tao grande como chega a ser.
Vídeo: Visita Guiada ao Liceu
Como história, o mais impressionante foi na Guerra Civíl Espanhola, quando em 1936 o Liceu passa a ser propriedade do governo republicano e é convertido em Teatro Nacional de Catalunya, e em 39 ao princípio da ditadura franquista, regressa a seus antigos proprietários. O teatro também serviu de refúgio de defesa dos republicanos contra as tropas franquistas quando invadiam a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário