Barcelona é a cidade de Espanha com o maior numero de carteristas, e estao por todas as partes, Ramblas, Catedral, Born, Metro, Estaçao de trem e autocarro. É praticamente impossível saber aonde os encontrará.
O grande problema de Catalunha, que finalmente pretendem mudar, é a que um carterista, vai a prisao, paga uma multa, e volta a estar em liberdade. Ou seja, os carteristas sao mais que conhecidos, pelos motoristas e pessoal de metro e policia. O que gera um caso curioso, que até pouco tempo nao sabia.
Quando escutarem por megafonia do metro para terem cuidado com suas pertenências, é porque algum responsável do metro a identificado algum carterista que está ou na mesma estaçao, ou no metro que está por vir. É importante escutar esses sinais e outras recomendaçoes.
Por exemplo um caso típico é na saida e entrada da Catedral, ou em ponto de muita confluencia de pessoas na Ramblas. A polícia recomenda que os objetos pequenos e as bolsas que costumam estar no lateral esté a frente. Se fazem perguntas nao respondam. Se jogam moedas ao chao, que nao peguem. Se dizem que tem algo na roupa ou tem algo quebrado, nao fazer caso. E principalmente uma vez sentado a bolsa deve estar nas pernas, nunca sobre a mesa.
Um comentário:
Conheci o blog hoje, ainda decidindo quando ir pra Barcelona outra vez. Acho que nesse fds! :) Essa história dos carteriristas profissionais eh até engraçadinha, se náo fosse bem, bem chata! Infelizmente aqui em Madrid isso também tem ocorrido bastante...
Postar um comentário