Em épocas da Guerra Civíl, milhares de voluntários extrangeiros de 54 países diferente se uniram durante a Guerra Civil para lutar em defesa da República e contra o que consideravam o fanatismo fascista do exército de Franco e seus aliados, Itália e Alemanha. Participaram em defesa de Madrid de 1926, nas batalhas de Guadalajara, Jarama, Brunete, Belchite, Teruel, Aragón e do Ebro. E nessa última batalha foram obrigados a retirar-se da guerra depois de um acordo de "nao-interveçao" feito pelas potencias extrangeiras. As notícias da época falam de uma despedida com lágrimas, aonde os republicanos, já perto da derrota bélica, agradeciam a ajuda que durou muitos anos, eram como irmaos, unidos pelo horror da guerra.
A cidade de Barcelona homenageou esses combatentes saindo as ruas, e mais de 300.000 foram ver passar a brigada internacional desfilar pela Av.Diagonal, em agradecimento ao valor prestado em prol da República.
Discurso de Dolores Ibárruri para despedir aos combatentes: "Podem ir orgulhosos. Vocês sao a história. Sao lenda. Sao o heroico exemplo da solidariedade e universalidade da democracia. Nao te esqueceremos, e quando no olivo da paz, voltem a brotar de novo as folhas, misturadas com os lauréis da vitória da República espanhola, que voltem!!"
Em 26 de janeiro de 1996 o Congresso dos Deputados concederam aos brigadista, a nacionalidade espanhola, seguindo a promessa feita por Juan Negrín quando eles sairam de Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário