O condado de Barcelona tem sua origem em 801 d.C. quando o conde Borrel II culpa ao monarca franco da destruiçao de sua capital, rompendo assim os laços de vasalagem que ligava Barcelona com França.
No séc XIII o rei, Jaume I, o Conquistador, construiu o segundo muro que cercava a cidade, com o dinheiros dos judios convertidos de Mallorca.
O séc XV é trancendental para a cidade, se faz efetivo o Estatuto do Porto, trazendo muitas riquesas para a burquesia local. Eram várias as instituiçoes em essa época que promocionaval o comercio marítimo: Consulat de Mar, Lonja Mercaderes e a mesa de cambio, que na verdade, era uma rua, aonde se negociava todos os tipos de moedas.
Começava nessa época o Palau de la Generalitat.
Fernando II de Aragón (o Católico), esposo de Isabel I de Castilla, visitou Barcelona, ao Salón del Tinell para receber Colón, o explorador que voltava de seu descobrimento do Novo Mundo. A uniao da coroa, Aragonesa e de Castilla, foi um retrocesso para a cidade, já que todos os recursos foram invertidos na conquista da Indía.
Nenhum comentário:
Postar um comentário