Lluís Domènech i Montanaer (1849-1923)
Arquiteto e desenhador, historiador e político, figura emblemática do Modernismo catalá. Autor das principais edificaçoes mais importantes do período, arquiteto preferido dos burgueses e teórico sobre o movimento.
Nasceu e morreu em Barcelona, mas sua mae e mulher vinham de uma aldeia aonde ele construiu um edifício para fazer de escritório, hoje é sua casa museu. Seu trabalho se concentrou praticamente em Barcelona, com a caida dos muros e a expansao da cidade, que vivia uma etapa de grande expansao economica, demográfica e cultural.
A Exposiçao Universal de 1888, considerado o início do Modernismo, deu ao arquiteto um grande prestígio. Autor do Castell dels Tres Dragons, no parque da Ciutadella, do Hotel Internacional, prédio construido em 83 dias e desmontado ao final da Exposiçao.
Se ocupou da reforma do Ayuntamiento e chegou a ser o preferido para a construçao civíl e da poderosa burguesia da cidade.
Suas influencias vem de toda Europa, já que era um conhecedor da arquitetura europeia. Seguio a vertente naturalista e simbólica da Art Nouveau, mas sempre utilizou uma ornamentaçao floral.
Suas obras por cidade:
Canet de Mar:
.Ateneu
.Casa Roura
.Casa Rocosa
.Casa museu Lluís Domènech i Montaner
.Castelo de Santa Florentina
Reus:
.Institut Pere Mata
.Casa Navàs
.Casa Rull
.Casa Gasull
Barcelona:
.Castelo dos Tres Dragoes
.Palácio da Musica Catalana
.Hospital da Santa Cruz e Sao Paulo
.Editora Montaner i Simon (Fundaçao Tápias)
.Casa Lleó Morera
Otras obras:
.Palácio Montaner
.Casa Thomas
.Fonda Espanha
.Casa Fuster
.Casa Solà-Morales
.uma bodega cooperativa (L´Espluga de Francolí)
.Grande Hotel (Palma de Mallorca)
.Seminario de Comillas (Palma de Mallorca)
Nenhum comentário:
Postar um comentário