Comida, comida e comida

Creio que todos conhecem a Guia Michelin, publicaçao que recomenda os melhores restaurantes e cozinheiros do mundo, ao final qual o restaurante que nao quer ganhar uma estrela da guia. Em Espanha, sao muitos os cozinheiros que destacaram no cenário mundial, e muitos deles estao aqui em Catalunha.

Ao menos no Mediterraneo, a gastronomia anda junto com as estaçoes, assim como em setembro e outubro é época de cazar cogumelos, agora é o momento dos pratos fortes, e outros como as alcachofras, calçots (uma espeçe de cebolinha, mas grande), etc.

Muitos restaurantes de grande prestigio siguem essa norma de cozinha cazeira, e servem deliciosos manjares tipicos da regiao.

Restaurantes escolhidos por alguns gastronomos:

Ca La Maria (Llagostera) - Uma pequena casa rural perto de Llagostera dirigida por Martí i María procedentes do prestigioso Bullí, que os leva a saborear em quantidades generosas e uma cuzinha de mercado e de temporada.
Aonde: Estrada Llagostera a Santa Cristina d'Aro. (www.jovescuiners.com)

Mille et un Foie - Nascida em 2008, é um novo concepto de loga. Centrada no foie gras, com uma multitude de condimentos e produtos, como o vinho. O imprescindível para acompanhar a degustaçao do foie. Florence o dono da loja costuma estar ali para contar sua história de que quando era pequeno se alimentava somente com foie gras e pao com tomate. Cada quinta-feira se faz um "aperitius foie gras i champagne".
Aonde: Calle Madrazo, 145 (milleetunfoie@gmail.com)

Vitali Pizza - Finalmente algo que sai do costume das massas grossas, essa pizzaria que entrega em casa, serve uma piza com massa fina e com produtos frescos mediterranios e provençal.
Aonde: www.vitalipizza.com

Mas Monells - Uma masia dirigida por Ramón, ofereçe pratos típicos de Catalunha e de mercado, com muita comida a braza, e também com deliciosos arrozes, fideuas e mariscadas.
Aonde: Km 9.6 C-154D (93.8850997)

Epicur Taverna Urbana - O nome Epicur, vem do prazer sensual de comer que o filósofo grego proclamou em sua Escola do Jardím. Vai alinhado com o movimento do slow food, que promove a cultura de alimentaçao de qualidade e a eco-gastronomia. O menu de vinho é extenso, e por isso cada prato tem sua recomendaçao de vinho para facilitar a eleiçao do cliente. Por essa gama de variedade já ganharam dois premios Cartaví.
Aonde: Calle Comte Borrel, 160 (93.4521962)


La Dolceta 2 - A cozinha do restaurante é conhecida por seus pratos tipicos do inverno, que sao muito bem feitos em um ambiente diferente do habitual. A sala Dolceta, com um tomates imponentes, já sao todo um clássico entre a clientela.
Aonde: Calle Comte d'Urgell, 266 (www.dolceta2.com)





La Bodegueta del Museu - Em maos de Josep Sendra, um dos mais reconhecidos restauradores de Catalunha conhecido pelo bom gosto e seleçao de seus establecimentos. A cuzinha é muito característica: matéria prima exelente e toques de cuzinha refinada francesa. Alta cozinha em um entorno magnífico, renovado e vanguardista, ao lado de um forno de cerámica e decoraçao exclusiva.
Aonde: Passeig de la Campsa, 1 (www.labodegueta.es)


El Celler de Can Roca - Restaurante dos irmaos Roca, pretendem sem por isso perder o sono, buscar a terceira estrela Michelin de reconhecimento pela boa comida e de todo o serviço. Eles sao, o Joan, o grande Chef, investigador e maestro de cozinha, o arquiteto das creaçoes culinárias. Combinando o saber o tradicional com a implantaçao experimental dos recursos técnicos, cozinhar a temperatura controlada (no qual Celler é a referencia, já que investida a anos e colabora com científicos e desenvolvendo tecnologia).
Aonde: Can Sunyer, 48 (www.cellercanroca.com)

A grande concentraçao de grandes chefs em Girona, a cidade ao norte de Barcelona, capital dos pirineos, nao é por acaso. A regiao produz muito dos produtos agrícolas, em seus bosques e pastos se encontram uma grande variedade de hotalizas, e também é muito conhecida na alta esfera artistica e burguesa, tanto pela proximidade da Costa Brava, lugar de veraneo, Figueres, cidade de Dalí, e regiao que já foi conquistado de Carlos Magno ao árabes. E é em Girona que também está talvez a melhor escola de turismo de Catalunha.

Girona


Nenhum comentário: