Ferran Adrià, o melhor cozinheiro do Mundo

O dono do El Bulli, anunciou na Feira Internacional de Gastronomia, Madrid Fusión que fechará o restaurante apartir de 2012. Seguindo sua programaçao semestral até a data, passando provavelmente a ser um centro de investigaçao de cozinha.



El Bulli, mas que um restaurante é o ateliê da cozinha, e Ferran Adrià é o mestre. É um dos responsáveis em colocar a cozinha espanhola como a primeira do Mundo, e um dos grandes chefs que levaram a Unesco, um projeto para Patrimônio Mundial da Cozinha Mediterrânea (patrimônio inmaterial).



Adrià, 47 anos, multi premiado desde decáda de 90, autor da cozinha, chamada "molecular", diz que é um périodo, que nao se acabará, mas quando voltar em 2014, será outro conceito, que ainda está por elaborar. Enquanto isso, quer dedicar aos experimentos na cozinha, aonde já foi elogiado e também criticado, pela utilizaçao de produtos químicos, gelificantes e espessantes.

O restaurante El Bulli cumpre 50 anos em 2012, e Ferran Adrià e seu sócio, Julio Soler, comunicaram pelo site do restaurante após anúncio na Madrid Fusión, "por isso dicidimos coincidir esse aniversário com o fim de um ciclo e o início de uma nova etapa".

Video com trechos do restaurante e de Madrid Fusion

Nenhum comentário: