Sant Jordi e Barcelona

Sant Jordi é patrao de varias cidades do mundo, mas também sua história esta misturada com a história da cidade de Barcelona. Jorge, provem do grego gorgios, que significa "payés" (homem do campo). E conta a história que quando os árabes invadiram Catalunya, Barcelona quase foi destruida.

Quando alguns cavaleiros se reuniram para poder entrar na cidade e libertar-la, chegou um cavaleiro jovem, vestido de branco e que levava sobre o peito uma grande cruz vermelha igual ao escudo. Também ia armado com uma lanza larga e pontiaguda.
Quando entraram na cidade, fizeram um estrago tao grandes nos árabes, que tiveram que fugir com o que tinham no corpo. O cavalheiro de branco, ao chegar a pequena praça de Sant Jaume, em aqueles anos, levantou a lança ao céu, e ali fez tres vezes o sinal da cruz, e imadiatamente o cavalheiro desapareceu.
As pessoas pensaram tratar-se de Sao Jorge, que veio salvar a cidade, e desde de entao a cruz de Sant Jordi forma parte do escudo da cidade. (uns dos mais antigos do mundo)

Nenhum comentário: