Assim como a sociedade vai evoluindo as cidades precisam se adaptar aos novos tempos. Hoje vivemos em um mundo que corre contra o tempo para frear o aquecimento global, e um dos pontos mais importantes é reduzir o volumem de carros nos grandes centros urbanos.
Cidades como Lisboa, Londres e Amesterdan já possuem um fluxo reduzido de carros nos centros históricos. Mas as grandes capitais de Espanha, Madrid, Bilbao, Barcelona, Valencia, Sevilla se veêm imersas nessa fumaça que sai dos carros, que prejudica tanto o ar que respiramos assim como ajuda o efeito estufa.
Para evitar e previnir o cambio climático as grandes capitais preparam grandes planos urbanísticos e o que se espera de Barcelona é algo que vale a pena esperar. Sao os piores mudanças, aquelas que nos custa adaptar, mas nao podemos seguir vivendo no mesmo rítmo, os tempos mudam....
Um dos eixes principais da cidade, a Diagonal, avenida que entra e sai da cidade, cruzando de norte a sul, será a grande afetada pelo plano, pois deixará de ser porta de entrada de Barcelona para se tornar uma avenida que vai predominar as ciclovias e os passeios para os peatoes. Muito desse fluxo vai ser dirigo para a Gran Via de les Cortes Catalanes e Praça de Catalunya.
A ideia é reduzir o numero de carros que entram a Barcelona, para isso será muito importante a finalizaçao da L-9 (linha nove) do Metro, que vai cruzar toda a cidade até alcançar o aeroporto. Também se pretende conectar grandes estacionamentos com linhas regulares de transporte público.
É na Diagonal que podemos encontrar, zona universitária, Palacio Pedralbes, Casa de les Punxes, torre Agbar, entre outros pontos turísticos.
Barcelona posa't guapa!!! A cidade cresce, que seja de maneira sutentável só temos que aplaudir, e esperar que a corrupçao, presente em todo o mundo, nao deixe o plano urbanístico somente em papel e maquetas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário