Associaçoes de vizinhos, de boxa, de excursoes de final de semana, de voluntário social, reinvidicativas, mundoalternativo, educaçao de leitura, grupo de "diablos", corais, etc. Uma das singularidades de Catalunya é a alta densidade do tecido associativo. Tem praticamente entidades de tudo e para todos. O Departamento de Justiça da Generalitat de Catalunya tem censado até 48.328 entidades. Se em Catalunya vivem 7.364.000 pessoas, entao tem 1 associaçao para cada 152 delas.
E qual a origem desse fenomeno? O historiado Oriol Junqueras em uma entrevista deu como resposta: "Catalunya é muito associativa porque nao tem Estado.....pois depois da Guerra Civíl (1936-1939), as associacoes vao ser a unica maneira que vai ter as pessoas de se refugiar a frente da opressao do regimem franquista."
Todos coincidem em dizer que foi a Revoluçao Industrial (1832) como um ponto chave a hora de explicar as associaçoes catalanas. Das primeiras associaçoes sairam muitas creadas pelos obreros que pretendiam melhorar o seu próprio nível formativo. A cultura e a formaçao eram vistos como elementos de progresso social; se o estado burgues nao queriam ensenar-los, eles mesmos tinham que proporcionar seus próprios estudos.
Um comentário:
Gostaria de dizer que a viajem que fiz a Barcelona com minha família foi maravilhosa. Realmente a cidade é linda e cheia de atrativos. Os passeios e comentários feitos pelo guia da Barcelona Expedition tornaram a viajem ainda mais interessante. Já estou com vontade de voltar a Barcelona e fazer novos passeios e novas descobertas nessa cidade linda. Agradeço a toda equipe da Barcelona expetition. Obrigado!
Postar um comentário