Barcelona é a terceira cidade mais feliz do Mundo

Só perde para o Rio de Janeiro e Sidney. Segundo o ranking feito pela revista "Forbes".
A revista destaca Barcelona como uma cidade clássica do Mediterrâneo, o clima, a cultura e o Barça, um dos melhores times do Mundo.

Rio de Janeiro, foi a primeira, e nao é difícil imaginar o porque, já que ao menos no Carnaval é o momento para deixar toda a tristeza para trás e dançar ao ritmo de samba.

E a força que tem o Barça, que no ano passado ganharam 3 Copas, e essa temporada já levam duas, é garantia de festa em finais de semana de jogo. O Ajuntamento de Barcelona, aposta muito também pela cultura, com jornadas de museus com portas abertas em verao, festas populares com shows pelas ruas, e é a partir das Olimpíadas de 92 uma cidade que quer chegar a comparar-se com Paris e Berlin, em questao de moda e cultura.

Hoje a aposta, é para a "mobilidad", com reformas que pretendem levar os barceloneses a rua, é um pouco voltar ao projeto inicial do Plá Cerdà, que queria fazer os passeios somente para os pedestres, nao contava que com a especulaçao mobliária, também viria o interesse dos donos de carro. A cidade chegou ao limite de poluiçao, e indo contra o tempo, o Ayuntamient começou com a reduçao da velocidade dentro da cidade e nos acessos. E agora tenta que cada vez se utilize mais os meios de transporte publicos.

O problema, que hoje, a qualidade do serviço, deixa a desejar, ainda mais se comparamos com outras grandes cidades de Espanha como pode ser Madrid ou Bilbao. Uma tem funcionalidade e a outra comodidade, mas veremos agora, com a aprovaçao do Estatut isso muda. O Estatut de Autonomia de Catalunya é um documento com diretrizes que pretende reverter o fluxo do dinheiro arrecadado em Catalunya. Já que de cada 3 euros arrecadados em Catalunya, somente 1 euro, é investido no país.

A promeça que deram é que dentro em poucos anos, os trens de Renfe (companhia de trem estatal), terao a mesma qualidade que os trens de Ferrocarril catalanes, o trem que leva a parte alta de Barcelona e cidades satélites, como Terrasa, Sabadell, Sant Cugat, Floresta,....aonde a comodidade é excelente, e sao pontuais.

Nenhum comentário: