Sitges, começa o Festival de Cinema Fantástico



O festival recupera a denominaçao de Festival Cinema Fantastico, em sua 42º ediçao, esse ano se espera uma Sitges cheia de gente interessada em buscar as salas aonde passaram os novos filmes. Um dos filmes mais esperados é REC2, com uma forma de filmar bem diferente, e é uma produçao catalana.



Junto com o festival, e dentro do tema de cinema fantastico, terá lugar a segunda Sitges Zombie Walk, aonde se pretende homenagear Michael Jackson com seu "Thriller".


Para quem nao conheçe Sitges, é uma cidade que vale a pena visitar, uma antiga aldeia pesqueira no sul de Barcelona, aonde se pode chegar de trem, e em 20 minutos, chegáis a cidade de um dos pais da pintura catalá no Modernismo, Santiago Rusiñol, que foi viver na vila e participou em uma série de atividades artísticas que tiveram uma grande repercursao, que deram a Sitges o prestigio cultural que ainda hoje concerva, como exemplo a Festa Modernista (1892-99).

O movimento artistico Novocentismo, de raizes clássicas e mediterrânea, teve em Sitges um dos grandes representantes, o pintor Joaquim Sunyer, promocionando junto com outros artístas uma das primeiras cidades jardins da Europa, Terramar (1919).

Hoje Sitges é considerada a capital gay de Catalunha, aonde se concentram boates com boa musica, e bons bares. E também é o lugar escolhido para os barceloneses irem se divertir nas noites de carnaval.


Nenhum comentário: