Caminhada por Barcelona de 1714


Ontem foi uma noite especial, já que 70 entidades culturais estavao unidas para abrir as portas dos principais teatros, museus e eventos culturais a sociedade.

Nós em Barcelona Expedition, escolhemos participar na Caminhada por Barcelona de 1714, caminhada que começou no Museus de História de Catalunha, no porto esportivo, com a apresentaçao da professora que nos guiava, Conxita Mollfulleda, historiadora da Universitat de Barcelona. E nos acompanhavam os Castellers de la Vila de Grácia, que tocavam musicas da época.



Eu que pensava que a Guerra de Sucessao tinha passado fatura somente em Espanha, mas nao, foi uma guerra europeia, entre os Borbonicos, apoiados por Henrique XIV, rei de França e com grandes poderes, contra os aliados, Inglaterra, Holanda e Austria que queria coronar em Hispania, Carlos III, como sucessor de Carlos II, antigo rei, morto sem herdeiros. Era uma guerra por influencia, como falou Conxita, as guerras sao feitas sempre com má intençao, para boas intençoes nao existiram guerras. Eles lutavam principalmente pela America, já que o mercado de escravos gerava muito dinheiro, assim como produtos que eram extraidos do novo continente.




O percurso foi curto, mas eramos muitos, uns 50 e o roteiro era:

1. Em frente ao museu - introduçao geral sobre o conflito

2. Monumento ao general Moragues - explicando as represárias sofridas pelo general austriacista quando a derrota de Barcelona

3. Plaça Palau - Lugar de máxima representaçao política, já que tinha lugar o palacio do arquiduque de Austria, quando desembarcou em Barcelona para tentar conquistar Madrid, destruido em 1875 por um incendio.

4. Mercat del Born - Antigo centro neurológico da vida económica, aonde seus antigos moradores, tiveram que destruir suas próprias casas por ordem do rei borbon Felipe V.

5. Parc da Ciutadella - Antigo forte (foto) creado para intimidar os moradores de Barcelona, construido após a destruiçao do bairro da Ribera, que logo mudou a Barceloneta.

6. Arc de Triomf - Lugar que teve lugar o assalto das tropas borbonicas a cidade murada de Barcelona, que durou mais de um ano.

Um comentário interessante, foi a explicaçao de como sofreram também os valencianos, quando os borbonicos queimavam as pessoas na rua, assim que entraram na cidade e como forma de protesto, até hoje se pode encontrar no Museu de Valencia o quadro de Felipe V, pendurado ao revés, de cabeça para baixo.


Aproveitamos também para passar no Fossar de les Moreres, lugar aonde está a chama que nunca se apaga, em homenagem a todos os barceloneses que lutaram para proteger a cidade. Ali teve concentraçao uma velada, com tochas e oferenda de flores, reuniao de jovens catalanes a favor da independencia, e políticos com seus discursos nacionalistas.

Ainda estivemos no Palau de la Musica, más já era tarde, e nao podia subir, por mais que fosse uma noite de portas abertas. Ainda tinha tempo para mais um museu, e foi o MACBA, esse museu que é para mim uma joia arquitetonica. A Diada ta só começando, e hoje terá lugar a Festa pela Liberdade. Ali estaremos para poder-los comentar as coisas interessantes que passam por Barcelona.














Nenhum comentário: