Diáda de Catalunha (como nosso 7 de setembro)

Dia de comemoraçao em toda Catalunha, dia de sua festa maior, dia que a cidade faz anos. Mas a principio parece muito difícil entender essa festa, já que comemoram a caída de Catalunha frente as tropas borbonicas 11 de setembro de 1714.

Ou seja, comemoram o dia que Barcelona perdeu sua autonomia como pais. Mas uma vez conhecendo os catalanes e o orgulho que sentem pela diferença de sua cultura, a festa passa a ter todo sentido. Já que hoje em dia, Espanha ainda tem um rei, e é da descendencia Borbonica. E eles querem justamente isso, mostrar a toda Espanha que se identificam com os que deram a vida para seguir Catalunha como um país independente.


Políticas a parte, o ponto representativo da Diada é o Fossar de les Moreres, monumento que homenagea os mortos que protegiam Barcelona do ataque borbonico. Ali tem uma chama que nunca se apaga, e está ao lado da Basílica del Mar.

A festa começam dia 10 e se extendem por toda a cidade e país, em momentos de reflexao e de analogia a idependencia. Quase todos os museus fazem jornada de portas abertas. É um excelente dia para ver como a cidade se fantasia com a bandeira da República catalana, com a estrela branca em fundo azul e faixa vermelho e amarelo.

A maior concentraçao é feita ao redor do parque da Ciutadella e Passeio de Sant Juan.

Nenhum comentário: