Pla Cerdà - Ildefons Cerdà


Em homenagem ao engenheiro e urbanista Ildefons Cerdà a Diputació de Barcelona está oferecendo uma exposiçao grátis que tenta mostrar o perfil mais político desse personagem histórico. (Deputació Barcelona).

Entao em esse ritmo de homenagens tento explicar um pouco quem era e qual era sua idéia.

Ildefons Cerdà foi um engenheiro militar que sempre estudou as questoes hurbanistícas, vendo como a cidade se consumia dentro das muralhas. Iamos pelo ano de 1859, quando finalmente o Governo central aprova seu projeto de expansao urbana. Mas mesmo antigamente Barcelona ja instigava a expeculaçao imobiliária, e seu projeto foi cortado pela metade, ao invés de canais como de Milao, que desceriam de Collserola até o porto, em seu lugar foram construidos mais edifícios.

O seu plano é tao simples, mas tao eficiente, que mesmo hoje em dia, uma cidade como Barcelona, consegue ter muito pouco tráfico devido a boa organizaçao urbanística.
Quarteiroes quadrados com vértices cortados (114 x 114), e aonde cada extremo está apontado a um ponto cardeal.
E esse quarterois ficariam dentro um grafico imaginário, ruas paralelas ao mar, e outras perpendiculares. E dois aveninas que se interligavam, Diagonal e Meridiana.

Hoje podemos ver reviver o que tinha planejado Cerdà, já que os jardins e passagens que existem dentro dos quarteiroes da Eixample, voltam a ser revitalizados.

Barcelona sofreu mais 2 grandes alteraçoes, com a Exposiçao de 29 e com os JJOO 92. E está para começar mais uma que irá a mudar o aspecto da Diagonal.+ esse é outro post!

Nenhum comentário: