Patrimônio Gastronômico de Catalunha

O turismo que busca a boa comida e diversificar os sabores, a cada dia cresce mais, e Catalunha é um dos principais destinos gastronônomicos do mundo, com receitas únicas, com uma cozinha diferente da espanhola. Na verdade, Espanha, por ser formado por suas Comunidades Autônomas, que literalmente quer dizer que sao muitas as culturas juntas que formam o país, Espanha.


Por exemplo, só em Catalunha que se pode encontrar o pao torrado com tomate. Esse bem maduro, e a receita que aprendi no campo foi utilizar um ralador, desfazendo todo o tomate em um prato e colocando um pouco de azeite e sal para dar mais sabor. O ideal, seria comer acompanhado de um prato de jamón ibérico. (Existe praticamente 3 variedades: pata negra, ibérico e país. Que seria, o rico, o normal e o pobre.)


Cada comarca tem seus produtos, no sul se encontra as laranjas que sao exportadas em grande parte a Alemanha, e as melhores Paellas de Catalunha, pois misturam frutos do mar com carne de coelho, em realidade uma receita bem Valenciana. Indo ao interior, chegariamos no Priorat, regiao com vinhas e mais vinhas, aonde predominam os sabores fortes e as verduras.


No norte, principalmente na Costa Brava, foi aonde Catalunha se desenvolveu a nível de diversificaçao gastronômica e grandes restaurantes, e aonde predominam as receitas com peixe. Um dos motivos, por ser o lugar aonde os barceloneses escolheram para passar suas férias de verao. Por exemplo, em Roses , Sant Celoni ou Sant Pol se pode provar os pratos de três cozinheiros catalanes com estrelas Michelin: Ferran Adrià, Santi Santamaria e Carme Ruscalleda.


O norte de Catalunha é rico na diversificaçao de seus produtos de frios e cogumelos. Nos Pirineos estao os queijos artesanais, e em toda a zona, exite uma grande produçao vinícola. Uma boa opçao é visitar em setembro e outubro, pois existem vários passeios guiados, para caçar cogumelos dentro dos bosques.

A Oficina de Turismo de Catalunha, oferece informaçao, infelizmente ainda nao temos em português, sobre diversos roteiros gastronômicos pela Comunidade Autônoma, divididos em:

      - Roteiro do vinho
      - Roteiro da cava (champagne)
      - Roteiro do azeite
      - Roteiro dos produtos do mar
      - Roteiro dos produtos do campo
      - Roteiro dos produstos da montanha e do bosque
      - Roteiro dos produtos do leite
      - Roteiro dos frios
      - Roteiro dos queijos
      - Roteiro das conservas
      - Roteiro da cozinha tradicional
      - Roteiro da cozinha doce
      - Roteiro dos mercados
      - Roteiro dos ofícios

Nenhum comentário: