Uma das ruas mais famosas do Mundo

Las Ramblas

La Rambla ou Las Ramblas, é a rua mais famosa e cosmopolita de Barcelona. A palavra Rambla procede do árabe que significa ramla, torrente,por onde desciam as aguas das chuvas que vinham da Serra de Collserola.

As Ramblas passam a ter o formato que tem hoje no século XIX, com a construçao da Boqueria, Praça Reial, e o teatro Liceu, assim como apareçem as tendas dos floristas, os urinarios públicos, e banca de jornais e bebidas.

A Rambla se divide em 5 partes: Rambla de Canaletes; Rambla de los Estudios; Rambla de las Flores (Sao José); Rambla dos Capuchinos; Rambla de Santa Monica.

Rambla de Canaletes
É o primeiro, a mais curta, mas tem as histórias mais curiosas. Vai de Praça de Catalunya e as esquinas das ruas Santa Anna e de Bon Succes. Ali aonde podemos encontrar a font de Canaletes, lugar que hoje se concentra os torcedores do Futebol Club Barcelona, quando ganham algum título ou jogo importante (resumindo: Barça x Madrid), pela confusao e destruiçao que aconteçe após cada comemoraçao, a Generalitat pretende fechar o local para evitar comemoraçoes.
font sempre foi um lugar de encontro, especialmente para quem vinha das aldeias próximas a cidade. E diz a tradiçao que: "quem beber das agua de Canaletes, voltará algum dia a Barcelona."
Essa tradiçao vem de uma antiga lenda barcelonesa: ali existia uma fonte com reputaçao de magica, que encantava as pessoas de fora que quando bebiam da agua, ficavam encantados até ao ponto de obrigar-los a voltar um dia a cidade.
Outra curiosidade é que ali antes tinha o chamado pati de Carall, parte trasera de um prédio que estava ao lado da fonte, donde se conservou até o século XX um menhir prehitórico de uma forma bem peculiar que foi batizado pela poluçao como carall (caralho).

Vale a pena ver:
.Monasterio de Santa Anna - século XI.
 Carrer de Santa Anna
.Ateneu barcelonés - dispone da biblioteca privada mais importante de Catalunya.
Carrer de la Canuda, 6 (pode visitar, mas tem que pedir com antecedencia)
.Tumbas romanas - tem um pedaço da calçada romana e algumas tumbas do mesmo período.
Plaça de la Vila de Madrid
.Convento del Bonsucés - construido com pedras de Montjuïc, hoje sede do bairro da Ciutat Vella.
Plaça de Vicenç Martorell
.Em Calle de Elisabets pode ver: Colegio de San Guillermo de Aquitania (barroco) e a Casa dels Infants Órfes (séc. XVI).
. MACBA (Museu de Arte Contaporaneo de Barcelona) - desenhado pelo arquiteto americano Richard Meier.
.CCCB (Centro Cultural Conteporaneo de Barcelona) - o prédio tem origem no século XIII. No patio interior, o visitante, pelo jogo de reflexo do espelho consegue ver o mar.

Rambla dos Estudios
Tem esse nome pelo já desaparecido Estudo General, antecesor da Universitat de Barcelona. Seu limite inferior sao as ruas do Carme e Portaferrisa. Ao largo do caminho está os postos de aves, antes eram de animais exóticos.

Vale a pena ver:
.Farmacia Massó - Entrada modernista de azulejos multicolores.
.Teatro Poliorama - antiga Reial Académia de Ciències i Arts. Mistura de ferro e barro cocido.
.Compañia de Tabacos de Filipinas - inspirirado nas mansoes barrocas da cidade.
.Iglesia de Betlem - antiga casa jesuística de Barcelona, tem o exterior barroco e dentro, gótico.
.Palau Moja - hoje é a livraria oficial da Generalitat. Ai viveu, Jacinto Verdeguer, patriarca da moderna letras catalanas.
.Antigo hospital de la Santa Creu i Sant Pau - do século X, é uma das instituiçoes sanitárias mais antiga do mundo.

Rambla de las Flores
Seu verdadeiro nome é Rambla de Sant Josep, mas o outro nome acabou imortalizado pelo escritor Josep Maria de Segarra, com seu livro: "Ramblas de las Flores". É famosa pelos seus postos de flores aromáticas e coloridas. No século de XIX os cavaleiros frequentavam os postos nao só para comprar flores, mas também para conversar com as floristas, famosas pela sua beleza e simpatia.

Vale a pena ver:
.Palau de la Virreina - melhor exemplo da arquitetura catalá do séc.XVIII, inspirado no barroco francés. Seu nome vem de um fato interessante: o propriétario, que era virrey do Peru, morre antes de acabar as obras, e a casa passa a ser conhecida como de la Virreina, em referencia a viúva que morou ali.
.Mercat de la Boqueria - muito conhecido pela diversidade de productos e pelos restaurantes de frutos do mar que estao ao seu redor. Está no terreno da antiga casa dos freiles carmelitas, e no carnaval todo o mercado e os vendedores estao disfarçados.
.Casa Bruno Cuadros - também chamado Casa del Dragón pela representaçao do animal na fachada, ele está segurando um farol e um guarda-chuva. Seu desenho se deve pela reforma integral feita por Josep Vilaseca i Casanovas e se dividem em estilos: chinés, faraónico e japonés.
.Plaça del Pi - "pi", pinho em portugues, da nome a praça. Antes existia um pinhar que em épocas de Barcino romana, decia do Mons Táber até as Ramblas. Hoje, frequentado por musicos e artistas.
.Plaça de Sant Josep Oriol - Aos sábados pela manha tem um mercado de pintores. E aonde está o Bar del Pi, um dos mais conhecido da Ciutat Vella.

Rambla dos Caputxins
Começa aonde, marcado no chao, se pode ver um mosaico de Joan Miró. Ponto de confluencia das pessoas que fazem parte de Barcelona, por ai, passam todos, dos mais ricos que vao ao teatro do Liceu como os bebados e carteristas, assim como turista e cidadoes da cidade.

Vale a pena ver:
.Gran Teatre Liceu - talvez o lugar que mais sofreu, tanto pelos incendios, 1994 foi o último, como na Guerra Civil, ja que os republicanos, faziam barricadas em sua entrada lutando contra o exercito franquista. Lugar com lendas e com fatos trágicos, como quando um anarquista (1893) estorou uma bomba em seu interior, a outra nao estorou e ainda se conserva no Museu da Ciutat.
.Plaça Reial - creada para a burguesia barcelonesa, tem detalhes interessantes, como as luminárias, feitas por um jovem Gaudí, e em suas fachadas tem busto dos descobridores e escudos segurados por crianças índias. Aos domingo tem um mercado de selos e moedas antigas.
.Palau Güel - Residencia do magnata Eusebi Güel, foi obra de Gaudí.

Rambla de Santa Mònica
Deve seu nome a um convento, é a parte mais larga das Ramblas e conecta com o passeio de Colón. O n.8 esta a Casa de Napoleón, nao a do Imperador, mas sim de um fotografo do séc.XIX.

Vale a pena ver:
. Antiga Fundación de Conhaoes de Barcelona - fachada neoclássica do séc. XVIII.
. Museu de Cera de Barcelona - 300 figuras de cera espalhadas por um grande salao.




Nenhum comentário: