A primavera chegou em Catalunha

Esse ano demorou, mas a primavera chegou. As estaçoes de esqui fecham as portas e começa a corrida por um espaço na areia. A costa catalana é extensa e as opçoes de cidades pequenas, costeiras e encantadoras para passar um dia ou vários sao muitas.

As mais frequentadas, Platja de Aro, Sant Feliu, Calella, Tossa....se chega através de estradas secundárias, ou seja, a opçao seria alugar um carro ou ir de ônibus, mas uma vez que começa a viagem é difícil nao seguir subindo sempre em busca de uma praia melhor.

Calella de Palafrugell
Um dos principais atrativos de essa aldeia costeira é a torre/farol de Sant Sebastià, um patrimônio histórico artístico de construçao militar de 1440. Servia de proteçao contra os piratas e hoje é um lugar de onde se pode vislumbrar diversas "calas" ao largo da costa, que com certeza nao nos deixa indiferentes.

A franja litoral de Calella conta com 12 kilometros com diversas pequenas praias no meio das pedras. Com diversas trilhas no entorno natural, bem sinalizadas, mas algumas sim, sao perigosas e se recomenda precauçao. No verao as praias estao muito concorridas, mas também com diversas opçoes para a vida noturna.

O Museu da Cortiça, nos explica a história da cortiça e sua relaçao com o desenvolvimento industrial que caracterizou a Catalunha do século XVIII. O Museu tem uma relaçao direta com a história da cidade com mostras de personagens históricos da pequena vila.

Jardim Botânico, um dos melhores conservados de Catalunha, é um espaço público que complementa perfeita a opçao da praia, e uma paragem natural e transmite toda a tranquilade de outros tempos. Os jardinm é de 1927, e como principal atrativo é sua entrada, mas também se permite visitas ao interior. Antiga propriedade de um aristocrata inglês, que desde de entao nao se fez alteraçoes, podendo desfrutar de um lugar realmente autêntico.

Entre as calas mais atrativas está a Cala de Tamariu, em um espaço natural, a praia conta com uma agua cristalina, rodeado de vegetaçao, uma areia fina e uma extensao que é de 240x40 metros. Um dos problemas da massificaçao do turismo, fazem que as leis de costas sejam claramente violadas em essa paragem, mas as construçoes que se encontram a beira mar, sao típicas da zona e nao prejudicam a paisagem.

A Cala de Llafranc, é uma das calas que se pode ver desde do Farol de Sant Sebastià, e é das mais concorridas em verao, com 330x40 de extensao e uma areia fina com agua cristalina, fazem de essa cala um lugar que tem que visitar aos que visitem Calella de Palafrugell.

Nenhum comentário: