As muralhas da Península Ibérica

Se existe uma cidade que pode presumir de ser a muralha medieval da península é Tortosa. Que com o seu conjunto de fortes militares do século XVII e XVIII protegiam o passo marítimo pelo rio Ebro, assim como a romana via Augusta, caminho terrestre que levava os comerciantes e os viajeros de Barcelona a Valência.


A fortificação mais importante é do século X, o castelo árabe de Suda, além de diversos vestígios dentro da cidade do que foram as portas do antigo forte do século XIV. Bem concervadas, o caminho se pode fazer a pé ou em bicicleta.


Como toda Europa, toda Catalunha tem construções medievais pelo seu território, e como muitos adimiram esses antigos fortes aproveitaram para unir forças, que acabou se transformando na associação Amigos dos Castelos reunindo-se em eventos que pretende chamar a atenção para algo especial e digno de conservação. Eles acabam de comemorar seu 15 aniversário em Tortosa, e programaram uma marcha noturna pelas muralhas e com tochas, dando um efeito de luz em todo o entorno que ficou realmente muito bonito e bem curioso.

Um comentário:

MMYR disse...

júlio iglesias...adoro júlio iglesias
ainda é vivo ? eheheh