Aumenta o independentismo


Os catalanes se manifestaram em Bruselas pedindo o direito de autodeterminaçao. Ou seja, decidir seu próprio futuro. Mas o que isso pode conlevar socialmente e economicamente, torna essa ideia impensavél para políticos e empresários.


Mas o desejo de uma naçao é evidente. Quem caminhar por Barcelona, vera que as ruas tanto estao em catalao como em castelhano, é uma ordenança do governo depois da morte de Franco que diz que as ruas tem que ser 50% catalanas e 50% em espanhol.

Por isso pode encontrar com Carrer del Hospital ou com Calle Ample. E também no metro se destaca essa diferença, sendo o unico idoma fora da Espanha que se faz referencia é com o ingles, normal, já que andando pelas Ramlas ou Bairro Gótico é surpreendente o numero de ingles que se encontra pela rua.

Barcelona fica famosa depois das Olimpíadas, depois de uma grande reestruturaçao hurbanística, creando o que é hoje a praia de Barcelona.

Praia que nao é muito praia, já que a areia é de rio, e parece que se suja mais que relaxa, por isso sempre recomendo que quem veja a Barcelona com tempo e queira aproveitar uma boa praia, pois tem que ir a Sitges(30m), Castelldefels(20m), e quem nao quer pegar o trem só mesmo a partir da parada do metro (L4-amarela) Bogatell, praia em frente a vila olimpica.

O catalanismo está em todas as partes, até nas varandas das casas, aonde muitas levam a bandeira de 4 barras vermelhas, representando as 4 comarcas de Catalunya, Tarragona, Lleida, Barcelona e Girona.

E é principalmente nas pequenas cidades da costa e do interior aonde a lingua corrente é o catalao, mas como povo muito amável, tentaram ajudar em caso necessite de ajuda, e talvez pela proximidade fronteriza, mas o francês é muito mais corrente que o inglês entre os jovens, mas por mais que nao consigam falar, conseguiram entender.

Nenhum comentário: