Os livros que li

Tem livros que te prendem e que nao quer acabar. Sobre Barcelona quero recomendar 3 livros que nao só contam um pouco da história da cidade mas como também sao exelentes novelas.


A Cidade dos prodígios

É uma história passada entre a primeira exposiçao universal de 1888, até passado a exposiçao universal de 1929.
No livro se pode encontrar como "nasceu" Barcelona, e também o Regime Militar de Primo de Rivera.

O herói da história, é um empreendedor típico da sociedade de Catalunha, que utiliza muito artifícios para conseguir seus objetivos. No livro deixa claro como a especulaçao imobiliária fez com que o projeto inicial do Plá Cerdà foi completamente disvirtuado, fazendo riqueza a alguns poucos, e prejudicando grande parte da populaçao.




A Catedral do Mar

História sobre a contruçao da igreja mais bonita de Barcelona, a Basílica de Santa Maria del Mar. Época de apogeu e declinío da influência de Catalunha sobre o mar mediterrâneo. Fala sobre as conquistas, mas sempre tendo como eixe central a igreja e seu herói.

O herói da novela sai de uma situaçao desfavorável, mas é agraciado pela ajuda da comunidade judía dessa época. O que mais chama atençao, é justamente a descriçao de como foi construida a basílica, com a ajuda de estivadores devotos a Santa, e todos os detalhes arquitetônicos, que uma vez terminado o livro, e se entra na igreja, realmente impressiona, a armonia que alcanza a estrutura.


A Sombra do Vento

Barcelona também é uma cidade misteriosa, e Carlos Ruiz Zafón, nos leva a caminhar por Barcelona do séc. XIX, em uma história que nos intriga até saber como acabará a novela.

É um exelente livro para quem pode visitar a cidade com tempo e percorrer alguns dos caminhos descritos pelo autor.

Nenhum comentário: