O Rio de Janeiro vai aprender com Barcelona


Um acordo de colaboraçao foi assinado pelo prefeito da cidade de Barcelona, Joan Hereu, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para que os catalas possar passar aos cariocas, o significado do esporte e do olimpimos para a cidade de Barcelona. Com o fim de inter-relacionar a experiência e as atividades que ganharam Barcelona com a transformaçao urbana ao longo dos jogos de 92. Com mudança na estrutura económica, já que hoje 16% do PIB de Catalunya vem do turismo e o posicionamento de Barcelona no Mundo, hoje é considerada a cidade mais europeia, dentro da Comunidade.

Só três semanas depois da designaçao do Rio de Janeiro como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o prefeito Eduardo Paes começou uma gira européia as cidades olímpicas, como Londes, Atenas e Barcelona.

No caso da capital catala, aproveitou para assinar com o prefeito de Barcelona, um protocolo de colaboraçao com o fim de estudar o modelo olímpico de Barcelona.

Eduardo Paes aproveitou para anunciar que em 2010, Barcelona estará presente em Rio de Janeiro "para expressar o modelo Barcelona de cidade" com a presença de representantes municipais, empresários e agentes culturais.


A cidade de Barcelona passou por uma grande reestruturaçao e para melhor, hoje a Vila Olimpica que está em frente a praia, goza de um grande prestígio como residencia. A praia de Barcelona foi creada, com areia de rio, mas aonde conta com infraestrutura para receber milhares de turistas todo o ano. Ainda contou com a Anella Olímpica, em Montjüic, aonde até faz pouco tempo era o estádio do Espanyol, o outro clube de futebol da cidade.



Nenhum comentário: