La Rambla

"Icone das festas dos torcedores, passeio mundialmente conhecido, lugar de encontro de geraçoes de barceloneses, arteria com grande concentraçao de entidades culturais, imagem gráfica de uma cidade que quer ser cosmopolita e tem dificuldades em lutar contra a degradaçao da zona, é o espaço urbano mais visitado pelos turistas...tudo isso é a Rambla.

Desde o inicio na praça de Catalunha e a fonte de Canaletes até os últimos metros quase tocando o monumento a Colombo. Esse lugar hoje conhecida por muitas noticias negativas, está concentrada a maior oferta cultural de Barcelona.

E de essa reflexao nasceu a ideia de convocar a 26 organizaçoes que têem sua sede na Rambla para abrir um debate conjunto de inciativas que podem ser adotadas para melhorar o masseio mais cultural da cidade. O encontro aconteceu na quinta-feira passada no Arts Santa Mònica, dando importancia ao trabalho que se faz e as açoes necessárias, muito mais agressivas e uma equipe que proporcione uma mudança real na zona. Em um total de 5 páginas, que sai no jornal, La Vanguardia, a mais vendida em Catalunha.

O resultado foi um decálogo de ideias e propostas para uma mudança, entre as que se destacam pelo concenso, promocionar a marca da Rambla e incluso declarar um ano para ela. O mais importante de todas as mudanças sao sempre as pessoas, os responsáveis e as organizaçoes. O governo acabará aproveitando as iniciativas, se estas contam com o apoio maioritário. Se tem que dar a volta ao pessimismo, já que Barcelona nao se pode permitir ficar vendo desde a distância a degradaçao da Rambla. É a obrigaçao de todos."

Nenhum comentário: