Avenida Diagonal de Barcelona



Avenida Diagonal, eixe fundamental no Plano Cerdá, que cruza toda a cidade e é a porta de entrada e saida da cidade de Barcelona. Seu traçado vai desde Diagonal Mar no Fórum até a saída da cidade direçao Lleida e Madrid.

Como todas as ruas da cidade foi mudando de nome conforme os governos republicano e militar que governaram a cidade, mas foi a única que no final prevaleceu o nome popular. Chamada de Generalísimo Franco no governo militar, foi finalmente chamada de Diagonal após o restablecimento da democracia em 79.

Agora se pretende reestruturar a Avenida para que seja uma avenida para peatones, tirando o fluxo de carros como maneira de equilibrar a qualidade do ar. A idéia é que as próprias pessoas decidam como será a Diagonal do futuro.


As obras se concentrarao entre a Praça Francesc Macià e as Glòries, com um total de uns 30.000 colaboradores que estao divididos entre 3 opçoes:
. 37,57% optam por um modelo de bulevar.
. 32,26% preferem um passeo central como uma grande rambla.
. 30,17% se inclinam pelo aumento das calçadas laterais.

O objetivo é aumentar o transporte público, ligando o tranvia por toda a Diagonal, sendo um meio mais ecológico para passear pela cidade. E aumentar a qualidade de vida do moradores.



A aportaçao arquitetônica da Avenida é enorme, e tem como edifício principal a "Casa de les punxes" (Casa das pulgas), construída por Puig i Caldafalch em 1905. O nome original da casa é Casa Terrades, já que era residência da família Terrades, mas passa a ser chamada popularmente Casa das Pulgas devido uma lenda, que relaciona a casa com a origem das pulgas.
O edifício criou grande controversia pelo desenho de Sant Jordi  (Sao Jorge) e a frase escrita abaixo da figura: "Santo pai de Catalunha, nos torne a liberdade."




A Diagonal poderiamos dividir em muitas partes, mas uma divisao mais simples poderia ser:

- início da Diagonal : zona universitária, aonde estao as faculdades da UB - Universitat de Barcelona e o centro financeiro da cidade.

- meio da Diagonal : seria toda Eixample, da praça Francesc Macià com a confluência de muitas ruas importantes da cidade até a Praça de Glóries, aonde está o mercado dos Encants (como a fera da Ladra de Lx, mas em Barcelona) e a Torre Agbar (Jean Nouvel).

- final da Diagonal : o bairro americano da cidade, quando a Diagonal chega ao mar. O novo bairro marca o skyline da Barcelona do futuro.








Nenhum comentário: