Começa o verao do Santo Martí

Como em todos os novembros, o frio da um descanso e durante 3 dias a uma semana, tem lugar em Catalunha, o verao de Sant Martí. Santo que da nome ao bairro de Sant Martí que tem origem em uma lenda que até hoje se passa de uma geraçao a outra. E que vai descongelar toda a neve caida essa semana nos Pirineos.

Quando san Martí era soldado veio a Barcelona um ano que aconteceram fortes geadas. Pediu alojamento em uma casa que tinha uma pequena aldeia que depois tomaria o nome do santo. Esteve conversando com o dono. o qual reclamava do frio que chegava tao cedo, que matavam as plantas e arruinava os capesinos.

O santo, contente com a hospitalidade do homem do campo, prometeu que depois do primeiros dias de frio, voltaria uns quantos dias de bom tempo, para que as plantas ganhassem força, e assim pdoerem aguentar o frio, e assim acontece sempre. Este periodo momentaneo do tempo se conhece por "l'estiuet de Sant Martí" (o veraozinho do santo Martí) e tem lugar agora em novembro, no dia da comemoraçao do santo, o 11 de novembro.

Outra tradiçao conta que um ano de frio horrível, san Martí passava pelo lugar aonde está a igreja, que entao era um bosque bem fechado, e apareceu em sua frente um mendigo que estava morrendo de frio. Em santo cortou sua capa com a espada em duas partes, e deu a metade ao mendigo.

O mendigo era o diabo que queria que o santo ficasse com menos roupa para que o frio o matasse. Nosso Senhos quiz proteger o santo e mandou subir a temperatura, coisa que acontece todos os anos para lembrar esse momento.

No lugar aonde aconteceram essas aventuras, foi construida a igreja de Sant Martí. Na entrada da igreja em sua porta, tem uma representaçao do santo repartindo a capa com o diabo.


Nenhum comentário: