Cristóbal Colón é catalao


Dois investigadores de EE.UU. através de suas investigaçoes apoiam a catalanidade de Cristóbal Colón.

O historiador peruano Luis Ulloa Cisneros, foi o primeiro em defender a catalanidade de Colón. Foi em 1927 em uma conferencia, afirmou que o almirante nasceu e se criou em Catalunya, em seu livro Christophe Colomb catalan: la vraie henèse de la descouverte de l'Amérique

Nas ultimas semanas apareceram dois novos livros de autores amercianos que profundizam em essa teoria: The DNA of the writings of Columus de Estelle Irizarry, e Colom. 500 anys enganyats, do historiador Charles J. Merrill.

"A obra de Merrill é um bálsamo para a teoria catalana de Colom ja que algumas obras que aparecem nos ultimos anos só tem prejudicado essa tese, por seu pouco rigor e frivolidade." (Francesc Albadarner, presidente do Centro de Estudos Colombo). Merrill, experto em literatura medieval catalana, juntou durante 20 anos informaçao para apresentar em ordem todas as teorías sobre a origem do descubridor da América e chegar a conclusao de que era catalao.

Agora se centram no por qué de Colom esconder suas origens. Consideram que o navagante pertencía a familia Colom de Barcelona que tinha lutado contra Juan II, padre de Fernando o Católico, na guerra de 1462-72, para Merrill esse é um motivo mas que suficiente para que "deixará pouquissímas provas sobre a orígem familiar" se queria empreender sua conquista do Novo Mundo.

Também desde Estados Unidos, a linguista Estelle Irizarry, depois de analizar diarios e cartas manuscritas pelo descobridor, conclui que Colón era catalano-falante e que aprendeu antes o catalao que o castelhano. Para Irizarru uma das chaves é a pontuaçao e o uso da vírgula, que nao se usaba em Castilla mas sim nos territórios de fala catalana da Corona de Aragón.

Segundo a lenda popular, Colón fez o impossivél para esconder suas orígens, talvez porque era de família judia ou porque seus pais sofreram alguma perseguiçao social. Se supoe que nasceu na rua dos "Boters", que é a continuaçao da Portaferrissa.

Dizem que Colón era filho de um taberneiro da praça da Boqueria que foi enforcado como malhechor. Por esse motivo, Colón teria escondido, com vergonha, suas origens, ja que em seus papéis e seu testamento menciona somente a um irmao de seu pai, que tinha emigrado a Génova.

Um dos prováveis lugares que teve o recebimento de Colóm quando voltava de sua viagem do descobrimento, é o salao del Tinell, localizado na Praça do Rei, um dos lugares mais tranquilos, bonitos e históricos da cidade.


Nenhum comentário: