Barcelona e o Modernismo

"Abaixo as muralhas! Deve ser o grito continuo de todo catalao amante das glórias e da prosperidade do país." (Felipe Monlau - 1841)


Falar de Barcelona é falar de Gaudí, falar de Gaudí é falar do Modernismo e o que representa para a cidade de Barcelona o período modernista, e também em toda Catalunha se pode ver grandes obras, é um verdadeiro museu ao ar livre, e se ainda despoe de tempo, o passeio pode ser realmente incrível, já que muitas obras estao por toda a cidade e relativamente afastadas entre si, como a Sagrada Família e o Parque Güell entre outros lugares interessantes.

Foi até 1859 que Barcelona viveu presa dentro de suas muralhas, cercada de aldeias que cresciam e se expandiam, foi entao necessário uma grande reestruturaçao urbanística, impulsada por Ildefonso Cerdá, "El Pla Cerdá" para mudar Barcelona, expandindo-se até anexar muitos das aldeias ao redor.


O plano pareceu simples e ao mesmo tempo expetacular, sua idéia era construir prédios em quarteiroes quadrados de 20 metros cada um, e cada extremo apuntaria a um ponto cardenal. Com ruas paralelas ao mar e outras perpendiculares a elas, cortado por duas avenidas (Diagonar e Meridiana), o que é hoje a Gran Via deveria ser um grande parque, para as pessoas poderem caminhar, mas devido a especulaçao imobíliaria, e falta de apoio por parte do Governo Central, se deu prioridade aos carros.


A actual Eixample se compoe de 372 quarteiroes, divididos desde seu princípio em Eixample Dereta e Eixample Esquerra. E começa em Praça de Catalunha, com muitos antigos palacios, os primeiros foram reformados em 1901 no início do Passeio de Grácia. O passeio, era o antigo caminho da Barcelona murada que ligava o centro urbano a vila de Gràcia.

No lado direito se pode encontrar o que é conhecido como Quadrat d´Or (Quadrado de ouro), aonde os grandes arquitetos modernistas chegaram a posteridade. Domenéch i Montaner, Puig i Cadafalch e Antoní Gaudí, foram 3 grandes arquitetos que deixaram sua marca na história com três edifícios sublimes nesse quarteirao da Eixample.

Os palácios (palacetes) sao muitos e os artistas também, posso nomear alguns: Enric Sagnier, Bonaventura Pollés, Rosiñol, Jusep Jujol, etc.

Um dos ícones principais, é o Arc de Triomf, contruido para a exposiçao mundial de 1888, era a porta de entrada da exposiçao. Os adornos da parte superior, foi feito a mao por todos os escultores do Modernismo.



Nós em Barcelona Expedition, queremos que as pessoas conheçam, nao simplesmente vejam os lugares, por isso no nosso roteiro do Modernismo, se pode ver todos os edifícios, lugares e conhecer sua história, cruzaremos as toda Barcelona, buscando os lugares mais interessantes em busca do "melhor arquiteto"....



Nenhum comentário: