Novo país em Europa??

Movimento social, o catalanismo quer agora ser independente. A história de Espanha fez com que em um mesmo país possam conviver até 4 idomas e mais de 6 culturas em um mesmo território. Mas as vezes a vontade de um povo é algo que se tem que levar em consideraçao.




Uma regiao com 7 milhoes de pessoas, dos quais metade vem de toda a parte do mundo, principalmente do sul de Espanha, Andalucía, ajudando a construir Barcelona, colocando a cidade como uma das mais importantes do mundo. Principal entrada e saída da Península Ibérica, que conecta com o resto de Europa, também tem uma cultura própria que vem a muitas geraçoes, lutando politicamente pelos seus direitos.

Para entenderem, no País Vasco, que é conhecido pelos pintxos, pela boas ondas e infelizmente por ETA (banda terrorista), de cada euro arrecadado por impostos, a mesma quantidade volta em investimento na regiao. No caso de Catalunya, de cada 3 euros arrecadados, somente 1 euro volta como investimento. E por isso no domingo passado foi convocado em muitas cidades do país, um referendúm pela independencia de Catalunya. Nada mais querem que determinar seu próprio futuro e investimentos em infraestruturas.


Espanha é composta por 17 comunidades autônomas, por autonomia se entende que cada comunidade pode seguir sua própria política enquanto estiver dentro das leis definidas na constituiçao espanhola. Com a renovaçao do pacto das autonomias com o governo central, Catalunha está agora em um limbo legal, já que seu projeto se encontra na justiça para confirmarem a legalidade do Estatuto. Quarela feita pelo partito popular, oposiçao. E por isso a populaçao já está cansada ao ponto de todos os meios de informaçao do "país" se revelarem publicando um comunicado conjunto criticando a lentitude da justiça e a falta de respeito com a vontade do povo.

Um blog que fala muito a respeito sobre o direito de Catalunya é o CatalunyaBrazil.blogspot.com:

Nenhum comentário: