O pintor Modernista: Santiago Rusiñol (1861-1931)



Um revolucionário burguês, deixou a vida fácil, pela pintura, e sai de Barcelona para ir a viver em Paris (1889), para aprender a viver a vida bohemia. Primeiro em Montmartre e, a partir de 1895, na Île-Saint-Louis, entrando no mundo intelectual e artístico da cidade moderna, chegando a ser o principal importador dessas correntes a Catalunha e Espanha.
A decisao de Rusiñol, era todo um movimento regeneracional conhecido com o nome de Modernismo. Um movimento que para Catalunha era uma necessidade, transformar a imagem provincial e antiquada em uma cultura europeia, moderna e nacional.





Rusiñol aprendeu muito em París, e sua simpatia e capacidade de utilizar as novas estratégias da comunicaçao de massa (publicidade, marketing, relaçoes públicas) e por sua predisposiçao de converti-se na imagem visível do Modernismo.

Falar do pintor é falar de Sitges, a vila marinheira o seduz. As casas brancas e os azulejos dos pátios e a boa recepçao de Rusiñol na Escola Luminista de Sitges. E decide mudar defenitivamente a vila em 1891. Hoje se pode encontrar o museu de Museu Cau Ferrat. Contruído simbolicamente como Templo da Arte, o Cau Ferrat de Sitges se convertiu o museu imaginário do artista. O arquiteto foi Francesc Rogent.



Um provacador, estava sempre surpreendendo a burguesia com suas exposiçoes, individuais ou coletivas. Mas o que mais chamou a atençao foram as Festas Modernistas de Sitges. Em 1892, Rusiñol e os iluministas de Sitges organizaram uma exposiçao de pintura de paisagem no Ajuntament de Sitges, para mostrar o choque emotivo que provoca na alma do artista a contemplaçao de uma paisagem determinado. Em 1893, os mesmo promocionam a estréia de La Intrusa do escritor belga Maurice Maeterlinck, é a primeira vez que em Catalunha se representava uma obra em um teatro moderno, com as luzes da platéia apagada e somente com foco nos atores. A quarta festa, consistiu na estréia da obra La Fada, e a quinta e última em 1899, foi dedicada ao teatro català mais inovador. Em essa última festa se constroe o monumento a El Grego que ainda se pode ver na cidade, como maneira de reconhecer a importância da educaçao e da cultura no processo de regeneraçao do país.

Informaçoes:
Museu Cau Ferrat
De 3ª - sab. 9.30 - 14h e 15.30 - 18.30h
     domingo 10 - 15h
Se chega com trem: Renfe linha C2, Granollers - Vilanova
                      ônibus: parada Ronda Universitat de BCN
Tel: +34 617276997


Post antigos sobre Sitges:

Nenhum comentário: