Mercados centenários de Barcelona


Da Eixample a Sant Martí, o melhor sabor de boca que nos deixa Barcelona, com certeza é de seus mercados, e muitos deles sao centenários. Misturam a arquitetura antiga de suas construçoes e a oferta de todo tipo de produto de qualidade. Os mercados de Barcelona, muitos deles, foram construídos apartir de antigos Monastérios que estavam por toda a cidade, que acabaram queimados na "Semana Trágica" (1909), um estampido social dentro da monarquia de Alfonso XIII, promovido pelo movimento obrero, Solidaridade Obrera, em contra da política espanhola no norte de África, uma vez que perderam Filipinas e Cuba.


Entres todos, muitos já sao conhecidos, Boqueria, Santa Catarina, Barceloneta, mas existem outros que também sao uma boa maneira de conhecer Barcelona e as pessoas do dia a dia.


Mercado de la Unió, contruido em 1889. Antigamente servia também com fim comercial, mas baseado no escambo, com mesas de venda e ganado vivo. Como outros mercado estava em uma vila independente, Sant Martí. E hoje está anexado em Barcelona como Poble Nou.


Mercado del Clot, no lugar mais tranquilo e antigo do bairro, destaca seus vitrais, e sua praça, com muitas opçoes para uma cerveja e uma boa tapa. Também foi construido em 1889, e serviu para receber os vendedores que hoje seria os maioristas, de bairros vizinhos que vinham até a praça para prover os vendedores da cidade.


Mercado de Sant Andreu, que teve a conclusao de sua cúpula em 1914, mas o projeto era de 1850, aonde todo o espaço estava projetado para receber os campesinos, ambulantes e as pessoas que se reuniam na praça do Mercadal, nome dado duranto o início do projeto.


Mercado de la Concepció, inaugurado em 1888 e é uma referencia da época de construçoes com ferro (sec.XIX). A cobertura do mercado tem cerâmica em suas bases, dando um ar modernista.


Mercado de Sant Antoni, dentro do projeto de Ildefonso Cerdà, que pretendia colocar um mercado justo na antiga porta da cidade muralhada de Barcelona. Hoje o mercado está em reformas, mas consta de três mercados, um de alimentaçao ao interior, um de objetos nao comestives. Aos domingos tem um mercado de segunda mao de videos jogos bem interessante para os aficionados.


Mercado de Ninot, mercado que se começa a construir em 1893, mas a inauguraçao só se da em 1933. Mas seguindo a linha dos mercados centenários, sua estrutura é de ferro forjado.

Nenhum comentário: