Olot, cidade de Vulcões


No interior do Parque Natural da Zona Vulcánica da Garrotxa está o Olot, pequena cidade de montanha, edificada aos pés do vulcao de Montsacopa, o cartao postao da cidade. A erupçao que da forma ao vulcao faz mais de 100.000 anos, e existem dois caminhos de acceso desde o casco antigo da cidade, um pavimentado e outro por 300 degraus (em essa, nao vi ninguém subindo).


O grande atrativo, é seguramente a vista, aonde se pode ver toda a extensao da cidade e as masías mais afastadas ao campo, e ao outro lado do vulcao, se pode ver todo o Pirineo català, que em essa época do ano (inverno) está completamente nevado. Mas na cima também está a igreja de Sant Francesc e duas torres medievais, que antigamente serviam de proteçao aos invasores do norte. Fiquei com a curiosidade de ver o Montsacopa em primavera, já que com a terra vulcânica, a cratera deve estar toda florida.



Olot, se define como uma cidade modernista, pelas casas e palácios espalhados por todas as partes, mas sua principal ingreja, de Sant Esteve, data do século XVIII, Para quem vem de uma cidade grande, Olot é um banho de tranquilidade e paz, com muitos caminhos com árvores, e claro esculturas. Sim, é outra característica do Olot, museu de escultura a céu aberto, aonde for verá alguma, se destaca um Moai na praça da Ilha de Páscoa, pelos laços que unem Olot com a ilha no Pacífico.





A cidade convida a caminhar, com oito intinerários pelo campo (BTT e Tracking) que te podem levar até a zona de vulcoes da Garrotxa, os mais destacados sao o vulcao del Croscat e o vulcao de Santa Margarida. Sendo que boa parte do caminho se faz dentro do parque natural da Fargeda d'en Jordà, bosque que cresceu em cima das lavas do vulcao del Croscat.


Gostaria de destacar a casa que projetou o arquiteto Domenech i Montaner, pois de tanto estudar sobre o Modernismo català, passei a ser um fa do arquiteto, e a Casa Solà Morales, esta em minha favoritas dentro de suas obras. A casa foi incluída na Ruta Europea do Modernismo no ano 2000.


Em questao de acessibilidade, a melhor opçao sigue sendo o ônibus direto, já que também se pode optar pelo trem de Barcelona - Vic e de ali um ônibus, mas no final, sairia mais caro. Como mínimo se necessita 2 dias para poder aproveitar todo o Olot, pois o caminho até o vulcoes, pode chgar a durar 4 horas de intinerário. E se tem que deixar um dia, para passar só comendo os frios e embutidos da zona, que sao de uma qualidade excepcional.

Em questao de alojamento, existe 3 opçoes, hotel, hostal ou casa rural. Também está um albergue em um antigo palacio modernista, e todas as opçoes os preços sao bastante mais inferiores que Barcelona, podendo chegar a gastar a metade sem por isso perder em qualidade-preço. Para jantar existe algumas opçoes, mas a mais econômica, de boa qualidade e muita fartura é o Can Guix.

Informaçao que a Agência de Turismo fornece: TurismeOlot











Nenhum comentário: