Piriquitos argentinos pela cidade de Barcelona


Quem já veio em Barcelona uma vez, e passou pela Ciutadella ou pelo centro com certeza já viu mais de um piriquito voando pela cidade. E por que isso? De onde sairam? Como aguentam o frio? Sao uma praga?

Hoje as "cotorras" passam de 2.000 exemplares e começa a preocupar, para que nao se transforme como uma praga como os pombos, grandes transmissores, de pulgas e enfermedades, e esses já sao mais de 180.000 por toda a cidade.



Na aérea rural, os louros começam a causar problema nos pequenos hortos, mas na cidade também se pode ver seu estrago, já que aproveitam galhos de arvóres para montar seus ninhos, podendo até mesmo matar uma arvóre com isso, costumam crear seus ninhos em árvores de uns 10-15 metros, mas fazem um barulho que pode se escutar a grande distância.

O que no início até parecia engraçado, a primeira vez que se viu um casal de louros argentinos em Barcelona foi em 1975, e tudo indica que foi alguém que comprou como ave exótica, e as liberou posteriormente. "Eram baratas e a gente comprava sem ter ideia do quanto sao agresivas e que fazem um barulho tremendo. Sao originárias de América do Sul, e de fato, em Argentina, assim como em Estados Unidos, sao uma praga de consideráveis dimensoes que produze cada ano milhoes de gastos sobre tudo em agricultura." Juan Carlos Senar - chefe de investigaçao do Museu de Ciência Natural de Barcelona.


2 comentários:

Ellen disse...

Felipe,
As maritacas estão desbalanceando o ecosistema no interior de SP. Acho que podera ocorrer o mesmo aí, porque são aves muito resistentes.
abs

Viajante Esperto disse...

Achei seu Blog maneiríssimo e acho que seus leitores podem
também se interessar pelas minhas postagens e os meus pelas
suas. O que você acha de nós fazermos uma parceria de
link? Vc me divulga e eu faço o mesmo no meu blog viajanteesperto.blogspot.com.

Caso tenha interesse, é só me responder nesse email (viagensped@gmail.com) assim divulgo seu blog na mesma hora!

Boa Sorte com seu Blog,
Abçss Milena