A maior festa de Catalunha

La Revetlla de Sant Joan


A festa do verão, a noite do fogo e conhecida pelo nome do Santo, mas também como solstício de verão. É a noite que toda Catalunha comemora essa tradição que tem além do fogo, o alchool, a "coca de Sant Joan" e muitos fogos artificias como características da festa.


La Flama del Canigó, é uma tradição que realizam os catalanes na noite do dia 22 ao dia 23, com a tocha que baixa da montanha que dá nome a fogueira, passando por todas as regiões de Catalunha com a participação da população. É um projeto cultural, que participa toda a sociedade através das associações culturais, centros excursionistas, entidades esportivas, prefeituras, centros musicais, associações de vezinhos, etc. A tocha que chega no dia 23 a Barcelona, e na praça central do Governo do Estado fazem a abertura do verão com a primeira fogueira da cidade, a primeira de muitas, já que depois ao largo da noite vários pontos da cidades se preparam fogueiras controladas ou não sempre, o que torna a festa um pouco perigosa.


La Coca de Sant Joan, é a melhor parte da festa, ao menos a mais doce. Hoje já são muitas as variedades, mas a mais tradicional ainda é a de frutas caramelizadas com pinhões. Mas também está de chocolate, minha preferida. é importante acompanhar o bolo com um copo de Cava, brindando assim o início do verão.


A noite de São João é a noite de beber com os amigos, ir até a praia e quem sabe um pouco ébrio se aventurar no mar Mediterrâneo que ainda não tem a temperatura ideal. É a noite para saltar uma fogueira, espantando todas as bruxas, é o momento para "bebemorar" e esquecer os problemas. É a noite dos jovens, dos adultos, das crianças, é a noite de Catalunha.

Nenhum comentário: