O que têm que saber, para morar em Barcelona


Barcelona, capital de Catalunha, é a única cidade da comunidade autônoma que não necessariamente precisa saber o catalão para viver. Por mais que sempre é algo que facilita a integração e ajuda a encontrar trabalho. O Governo facilita através da página: parla.cat lições grátis de catalão.


Outra boa maneira para conseguir integrasse com a cidade é estudar em uma das universidades de Barcelona, como Universitat de Barcelona e Universitat Autônoma de Barcelona, ou cursos em escolas reconhecidas internacionalmente como IESE e ESADE. Mas se vêm com a familia e o interesse é saber aonde estão os ginásios, escolas, bibliotecas da cidade, o melhor é visitar a nova página da Generalitat com informação de toda a infraestrutura da cidade: gencat.cat/equipamentos. É só escolher o tema, que terá accesso a toda a informação importante.


Para falar de Barcelona e suas opções (segurança, escola, trabalho, supermercado, etc), eu devidiria a cidade em umas 5 ou 6 partes. E assim vou explicando o que poderá encontrar em cada uma delas. E o mais importante e como informação, as familias barcelonesas, principalmente de jovens ao invés de viverem em Barcelona cidade, preferem um dos 113 municipios ao redor de Barcelona. Pelo preço, espaço (costumam ser casas), escolas privadas, etc.

1. Centro histórico: Arc Triomf, Born, Ribera, Barceloneta, Raval, Bairro Gótico, Poble Sec.
São exelentes lugares para viver, e para quem trabalha com restauração e hotelería, muito provável será o lugar de trabalho. Normalmente vivem jovens, que dividem apartamento, e os bairros tendem a ser perigosos, se consideramos que são bairros mais turísticos, logo terá mais concentração de pica-pockets, ladrões de bicicletas, etc. Tão pouco está uma oferta de colégios privado, somente colégio publico. O grande problema e que acredito ser super injusto é o preço do metro quadrado, já que muitas vezes são edificios antigos e pequenos, mas mesmo assim cobram o que não devem.

2. Meio da cidade: Eixample direita, Eixample esquerda, Sants, Les Corts, Grácia.
Para mim tem o mesmo problema que o “centro histórico”, preço do metro quadrado, mas a oferta de restaurantes, hotéis, colegios públicos e privados, costuma ser muito mais amplio, os apartamentos bem iluminados, bem conectados com o transporte público, o que seria uma questão de pesquisar muito na zona para encontrar um apartamento com um preço "normal". Vivem muitos jovens ou pessoas de toda a vida, o que dá uma boa mezcla no bairro com um ambiente muito familiar. O preço costuma variar de mais baixo a mais alto conforme a geografía da cidade, exemplo, a Eixample direita é mais barata que a Eixample esquerda, assim como em Raval é mais barato que em Grácia.

3. Parte alta: Pedralbes, Guinardó, Grácia (uma parte).
É a parte rica de Barcelona, aonde passa o trem da Generalitat (ferrocarriles) as universidades e colégios privados. Super seguro, com todos os serviços bem atendidos, mas é o metro quadrado mais caro de Barcelona.

4. A nova Barcelona: Clot, Poble Nou, Sant Martin, Sant Andreu
Eu considero esses como meus bairros, já que em sete anos que estou em Barcelona morei em 8 bairros diferentes, e três de eles estão em essa lista. Uma vez uma conhecida de aquí falou que se tivesse que sair do centro de Barcelona, prefería ir a um municipio, mas morei no Clot, moro em Sant Martin, e com a bicicleta ou metro em 30 minutos estou em qualquer lugar. Além de ser muito mais barato. São bairros próximos a zona do Forúm de Barcelona, lugar aonde se concentra os hotéis de quatro estrelas da cidade. Por isso se tenho que recomendar um lugar, seria o bairro que hoje gostaria de ir a morar, o Poble Nou, já que está passando por uma limpeza de imagem, e ainda não está caro e está perto da praia.

5. Do lado de fora de Barcelona: Castedefells, Sitges, Sant Cugat, Badalona.
Não coloco mais municicipios pois na verdade são muito diferentes entre eles, por exemplo, Sitges é mais para jovens, Sant Cugat mais para as familias burguesas barcelonesas, etc. Todas essas cidades ao redor de Barcelona devem ser divididas por aquelas que passam o Ferrocarril da Generalitat ou por aquelas que passam o trem do governo central (Renfe), pois claro, os melhores e os mais caros, ou seja, em questão de escolas, casas, segurança, etc estão na linha do Ferrocarril. Mas por exemplo a cidade de Badalona, que está pegada a Barcelona, está muito bem de preço, serviços, e perto do Forúm também, mas só tem a Renfe, metro e ônibus como opção de transporte público.


Com relação a serviços, sim que Barcelona ofrece muitas facilidades para a prática de esporte e atividades extra curriculares, para isso se sirvem do Centro Cívico (Centre Civic) que agrupam atividades voltadas para jovens e pessoas maiores. Assim como os ginásios municipais por todos os bairros (principalmente os da “nova Barcelona”), com preços realmente accessivéis, eu por exemplo pago menos de 30 euros por mês num ginásio ao lado de casa, com piscina, aula de pilates, yoga, futebol, ginástica, spining. A própria prefeitura e o governo de Catalunha, oferecem diversos serviços grátis como meio de promocionar a cultura para toda a população, realmente a cidade é viva e tem muita vida.

Um comentário:

MMYR disse...

valeu felipe!
continue!tá ótimo!
quero saber tudo!!!!!!!
eheheheheh!!!!!!

abs,

marcio