Catalunya, país de associaçoes

Associaçoes de vizinhos, de boxa, de excursoes de final de semana, de voluntário social, reinvidicativas, mundoalternativo, educaçao de leitura, grupo de "diablos", corais, etc. Uma das singularidades de Catalunya é a alta densidade do tecido associativo. Tem praticamente entidades de tudo e para todos. O Departamento de Justiça da Generalitat de Catalunya tem censado até 48.328 entidades. Se em Catalunya vivem 7.364.000 pessoas, entao tem 1 associaçao para cada 152 delas.

E qual a origem desse fenomeno? O historiado Oriol Junqueras em uma entrevista deu como resposta: "Catalunya é muito associativa porque nao tem Estado.....pois depois da Guerra Civíl (1936-1939), as associacoes vao ser a unica maneira que vai ter as pessoas de se refugiar a frente da opressao do regimem franquista."

Todos coincidem em dizer que foi a Revoluçao Industrial (1832) como um ponto chave a hora de explicar as associaçoes catalanas. Das primeiras associaçoes sairam muitas creadas pelos obreros que pretendiam melhorar o seu próprio nível formativo. A cultura e a formaçao eram vistos como elementos de progresso social; se o estado burgues nao queriam ensenar-los, eles mesmos tinham que proporcionar seus próprios estudos.


Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de dizer que a viajem que fiz a Barcelona com minha família foi maravilhosa. Realmente a cidade é linda e cheia de atrativos. Os passeios e comentários feitos pelo guia da Barcelona Expedition tornaram a viajem ainda mais interessante. Já estou com vontade de voltar a Barcelona e fazer novos passeios e novas descobertas nessa cidade linda. Agradeço a toda equipe da Barcelona expetition. Obrigado!