Tradiçoes natalinas de Catalunha


A cerimonia do Tío é um ritual tradicional próprio do Natal catalao, tradiçao feita no interior das casas, aonde se emula um tronco de arvóre, aonde as crianças vao até o dia 25 alimentando o novo morador, que estará protegido com alguma coberta.


A tradiçao diz que a partir de algum dia do natal as crianaças devem entao dar com palos a figura entonando uma cançao popular. O objetivo é fazer com que o Tío cague todo tipo de pequenos presentes para os pequenos. O rito familiar é original do meio rural e montanhês. E uma das mudanças mais importantes foi a incorporaçao do Tio a comemoraçao de festas populares, principalmente nos pequenos municípios que se beneficiam do entorno natural, como é o caso da Riera de Gaià, aonde o Tío é escolhido pelo caminho que vai servir de caminho para os Reis Magos do Oriente, e buscam a árvore mais bonita para levar-la a aldeia até o dia que todas as crianças estao preparadas para o dia da "caganeira".



O ritual do Tío, é como um pesebre, um processo e nao um espetáculo. O primeiro passo é a apariçao pública do Tío, que também pode estar cerca ao bosque. Em segundo lugar, durante os dias prévios da grande cagada, as crianças devem ir alimentando o tronco pela noite, de maneira que quando acordem de manha vejam que o tronco comeu toda a comida oferecida. E finalmente chega o dia da cagada, entao todas as crianças se reunem ao redor do Tío, cantando a cançao tradicional e esperam a recompensa, pequenos presentes.



Paginas do Tío:

. Festes.org
. Soc del tío

Um comentário:

natalia g. disse...

Nossa que interessante! é muito legal saber o que acontece nos outros países!