Barcelona Expedition - Programa turistico para 2010

Decidi fazer esse post que consta de duas partes, a primeira para as pessoas que nunca visitaram Barcelona e a segunda para quem vem de segunda viagem, e quer ver o que pode oferecer Barcelona e arredores.

Primeira Visita:

Ao final todas as guias e toda informaçao, siguem sempre o mesmo roteiro, Rambla, Bairro Gótico, Born, Ribera, Praça de Catalunha, Passeio de Grácia, Parque Güell e Sagrada Família. E ao final com medo de se perder, se deixa de ver o que também sao outra atraçoes de fácil acesso e que também sao recomendadas.

Com certeza a primeira parada tem que se o Parque Güell, pois uma vez ali em cima, se pode ter uma melhor noçao geográfica da cidade. Já que Barcelona o que se vê, nao é uma cidade, se nao três, unidas pelo crecimento dos bairros. Da direita para esquerda, olhando ao mar, se vê, Hospitalet de Llobregat, Barcelona e Badalona. A história do parque é bem interessante, mas infelizmente as guías nao passam uma informaçao suficiente, comparada com o que podemos ler sobre a Sagrada Família, mas igualmente recomendo que caminhem até o alto do parque, aonde está o calvário com suas três cruzes, e de onde se pode ver toda Barcelona, desde de Tibidabo até Montjüic, e utilizando a imaginaçao, tentar ver a genialidade de Gaudí que soube aproveitar o entorno natural, adaptando-se suas estruturas com a forma do terreno.

Calvário no parque Güell


Para quem quer ver todas as obras de Antoni Gaudí ou ver as principais obras do Modernismo, nao pode deixar de ver o Palau Güell (rua Nou de la Rambla), a casa Vicent (a primeira obra de Gaudí) e o Hospital Sant Pau, obra maestra do modernismo, feito por Domenéch i Montaner, de onde se pode vislumbrar as torres da Sagrada Família. Também constatei que muita gente deixa de ver o Parque da Ciutadella, talvez por nao saber a trancendência da história do Parque que influenciou todo o crecimento da cidade, mas nao se deve comparar com o Parque do Retiro em Madrid, sendo também um excelente lugar para um pic-nic e um descanso antes de voltar a caminhar.

Isso sim, como as opçoes de casa museus sao muitas, se tem alguma que nao se pode deixar de ver, é a casa Mila, ou a Pedreira, tanto por sua posiçao geográfica, nao alto do Passeio de Grácia, como por ser a última obra civíl construido pelo arquiteto, combinando o passeio com a Casa Vicent, dá para dar uma grande idéia da evoluçao do arquiteto ao largo dos anos.

Hospital Sant Pau

E talvez pela grande concentraçao de atraçoes na parte antiga de Barcelona, seguimos todos os mesmos caminhos, Rambla, rua Hospital, Praça Real, rua Ferrán, Praça Sant Jaume, e nao muito mais. No final todos nos deliciamos com o mercado da Boqueria, por suas cores, sabores e olores que levam todos os caminhantes a fazer uma parada obrigatória, agora o que muita gente nao sabe, é que de natural, os sucos vendidos perto da entrada, nao tem nada. Por exemplo, um dia fui comprar um suco de morango com côco, minha surpresa foi ver que nao era água de côco, se nao, leite de côco, e ainda colocaram açucar, pois já viram, uma bomba.

 Ao final o melhor do mercado é mesmo andar por suas ruas e no final e nos lados encontrarás bares e restaurante que estao entre os melhores para comer comida de mercado de Barcelona. Uma vez cruzando o mercado, está um estacionamento, mas se sigue a mao direita, começa o Bairro do Raval, e justo nessa zona se cocentram os melhores bares "cool" para comer e beber no bairro. Outra opçao é a rua Joaquim Costa e seus arredores, com opçoes mais diversificadas, entre bares GLS e casas de Jazz, é a zona com mais mestissagem de Barcelona, de paquistaneses a eskaters dinarmarqueses, estao todos.

Vista inversa do Mercado da Boqueria

Mas se o que busca é um bom mercado, o mais recomendado é o Mercado de Santa Catarina, no bairro da Ribera, se pode ver desde da Praça da Catedral, se caracteriza pelo seu telhado colorido e ondulado. Dentro do mercado se pode encontrar um dos melhores bares para uma boa tapa, nao só por ser produtos frescos, mas pelo ambiente, já que é frenquentado pelo público do bairro.

Mercado de Santa Catarina


Do Bairro Gótico, sigo recomendando, pois nesse emaranhado de ruas, se pode encontrar lugares tao centricos e ao mesmo tempo, tao longe do tempo, o meu predileto, que só comparto quando faço um roteiro com um grupo é a Praça Sant Felip Neri, uma pequena praça, que era um antigo cimitério medieval, e ainda guarda um ar, nao encontrado em outras partes da cidade.

Praça Sant Felip Neri

Realmente falar de Barcelona é falar de centenas de lugares com história e de interesse cultural. O melhor sempre vai ser contratar um serviço de guia de turismo para ao menos se tem pouco tempo, poder desfrutar e conhecer o por que, quando, como e onde. Simples perguntas que nos fazem entender a história de essa cidade, descoberta por Hércules, povoada pelos Ibéros, conquistada pelos romanos, invadida pelos mulsumanos, cidade de reis, e cenário de uma guerra civíl, barcelona é muito, mas muito mais......mas como o tempo é curto, por aqui fico. Um abraço e espero que tenham gostado. O próximo será para quem vem de segunda visita.....até já.

Um comentário:

Fê Costta disse...

Olá!!!

Barcelona é um lugar que sou louca para conhecer!!! Ver a Sagrada Família de perto, passear pelo Parc Guell, perambular pelas Las Ramblas... deve ser tuuudo de bom!! Agora já tem mais alguns lugares que vou querer conhecer depois de ver o seu blog aqui. Montserrat é um deles! Lindas montanhas!! :)

Abraços,

Fê Costta - www.viaggiomondo.blogspot.com