A festa dos barceloneses


A grande festa de Barcelona, a verdadeira festa da cidade, que comemora o dia da padroeira da cidade. Literalmente "la Merce" significa um favor, algo feito a terceiros....essa é a idéia da virgem da Mercè, quando apareceu para o rei e para o arcebisbo dizendo que deveriam juntar dinheiro suficiente para liberar todos os católicos que estavam como prisioneiros dos mouros. Desde dessa aparição esqueceram a Santa Eulália a primeira santa que protegia a cidade, e que até hoje faz chover no dia da Mercè, e dizem que é a santa chorando por a terem "esquecido".


É uma oportunidade para ver grandes músicos de Catalunha e Espanha, mas também é uma festa de dia, com ofertas que mostram todas as representações da cultura popular catalana e barcelonesa. É uma festa para todas as idades, que todos podem participar. Ao final, está reunido metade de Catalunha na cidade, justamente para poder mostrar essa cultura que nasce nas pequenas aldeias e vilas e que pouco a pouco se foi expandido até chegar as representações que conhecemos hoje, como os castellers, os corre focs, pequenos exemplo dessa rica cultura.


A festa que vai do dia 23 ao 26 de setembro e terá toda a programação disponível, assim como mapas e detalhes na página do governo da cidade, que promove a grande festa. Esses então são os dias que a cidade vai parar literalmente em função da Festa da Mercè.

Nenhum comentário: