Um roteiro por Barna

As vezes nas cidades que chegamos são tantas coisas para ver que acabamos não vendo muito, ou ficamos mais perdidos que nunca chegamos aonde queremos ir...então decidi aproveitar para escrever sobre alguns lugares que vale a pena ver em Barcelona, e que estão ao redor do centro histórico mas que muitas pessoas deixam de ver e aproveitar.




Born e Ribeira

Arc de Triomf
Porta de entrada da Exposiçao Universal de 1888, construída pelo arquiteto Josep Vilaseca, mantêm as proporçoes dos arcos de triunfo clássicos mas com tijolos e aplicaçoes de cerâmica. Participou para os detalhes da parte de cima grandes artistas de época.

Passeio Lluís Companys
Podemos ver a direita o Palacio de Justicia, um dos primeiros edifícios públicos modernos da cidade. Estatúa de Lluis Companys, um dos grandes impulsores da Barcelona Moderna, representa o empreendorismo dos empresários catalaes.

Parque da Ciutadella
- parque criado para a Exposiçao Universal de 1888, tem esse nome devido a que antigamente (1714-1800 aproximadamente) era uma fortificaçao (ciutat – cidade, della – citiada) que mantinha os canhoes apontados em direçao a cidade, como forma de manter o ordem e mostra de poder dos reis burbonicos contra os rebeldes barceloneses.

Castelo dos Três Dragoes
Construido para a Exposiçao Universal como café-restaurante, nao ficou acabado a tempo. O arquiteto Domenech i Montaner tem em essa obra a mais racionalista, aonde experimenta com o dobro muro de tijolos, uma novidade na arquitetura nao industrial.  Concentra em espaços bem delimitados os elementos decorativos com característica do gótico. Atualmente é sede do museu de Zoologia
                
                A cascata do parque
                Desenhada por Josep Fontseré em 1875, inaugurada em 1881. O arquiteto teve como ajudante o jovem Antoni Gaudí, responsável de alguns motivos decorativos. O elemento central é o Nacimento de Vênus, de Venanci Vallmitjana, e acima de tudo a quadriga de Aurora, de Rossend Nobas, responsável também da figura de Eros.
                
                Mamute
                Representaçao em tamanho natural do animal pré-histórico. Era ideia do museu de ciências naturais criar uma representasao de todos os animais extintos, mas o mamute foi o único a ser acabado.
                
                 Parlamento de Catalunha
                Antiga sala de armas do forte, só teve seu poder restaurado em 1931 com a volta da democracia, até 1939 com o governo fraquista suprimindo todas as possibilidades da auto determinaçao de povo e naçao.

Estació de Francia
Antiga central de trens contruída para a Exposiçao Universal de 1929, conserva grande parte da arquitetura original como os detalhes do interior e da garagem de trens.


Raval
Bairro que em árabe significa um local descampado e fora da cidade, e era justamente o que era antes da Revoluçao Industrial, um local para guardar os cavalos e colheitas. Nao foi até o século XVIII quando se converteu em bairro de obreros, tecedores, sindicalistas.

Até pouco tempo atrás o Raval era conhecido como bairro Xino, devido a proximidade com o porto que trazia o bairro marinheiros, prostitutas, traficantes e ladroes. Depois de passar por um rejuvenecimento o bairro volta a mostrar muitos dos lugares mais emblemáticos da cidade Condal, assim como passa a ser um bairro com uma vida noturna que nao dorme. Praticamente 90% das pessoas que vivem sao imigrantes, a grande maioria, marroquinos, argelinos e de india.

De igual maneira é um bairro aonde vale a pena cuidar bem de tuas coisas e ter a mochila sempre na frente do corpo.

Mercado de Sant Antoni
Localizado justamente na antiga porta principal da cidade, data de 1872-82. Realizado dentro do modelo de Les Halles de París. A rua que sube, Ronda de Sant Antoní, é o melhor lugar de Barcelona para quem busca eletrônicos e computadores, com diversas opçoes de lojas e preços. Também é uma opçao para entrar em um dos bairros mais antigos da cidade, o Raval.

Plaça del Pedró
Ponto de confluência entre Calle Carme e Calle Hospital, era o momento que o visitante decidia se iria visitar a catedral ou o governo, motivo de visita ou compromisso de todos que entravam em Barcelona.
É também aonde está a estátua da martir de Barcelona, Santa Eulália, quanta a história que sem poderem determinar aonde seria crucificada a santa, creeram que esse ponto tao estratégico seria o lugar mais provavél.

Rambla del Raval
Tem como interesse ver a mistura de raças e credos que é a Barcelona cosmopolita, os restaurantes de swharma, comida típica árabe, assim como a estátua de botero, um gato negro. Com relaçao aos restaurantes recomendo os do lado direito, o Kapadokia por exemplo.

Les Drassanes
Antigo arsenal medieval, junto ao porto reparava e montava os barcos que saiam ao Mediterrâneo. Sua magnitude é uma testemunha da importância do comêrcio marítimo e da marinha catalana na edade média. É o arsenal mais grande e mais bem conservado desta época em todo o mundo. Construida no século XIV, substituindo umas mais antigas, é de uma arquitetura simples, mas funcional.

Portal de Santa Madrona
Seguindo a antiga muralha que sai das Drassanes, chegamos a outra porta da cidade medieval, o portal de Santa Madrona, que correponde ao terceiro cerco fortificado da cidade. O primeiro foi o romano e o segundo, séc III que seguia as Ramblas. Esse espaço constitui a única mostra das muralhas medievais derrubadas em 1854 para a expansao da cidade.

Praça do MACBA
Para quem sigue por calle Carme poderam subindo um pouco chegar na parte mais nobre do Raval que fica delimitado pelo Museu de Arte Conteporâneo de Barcelona e o CCCB (Centro de Cultura Conteporâneo de Barcelona), com bares no interiores, assim como uma vez passado todos os skaters, muito profissionais que passam o dia na praça, terao bares e cafés a escolha. Toda a parte a esquerda estao lojas de autor, produtos naturais e algo mais.

Granja Mercè Viader
Uma das lojas mais antigas da cidade, com decoraçao modernista é um bom local para descansar e provar os produtos naturais oferecidos pela pastelaria Granja Viader. Escondida em uma pequena calejuela é a última rua a direita para quem vai de direçao de calle Carme a Rambla, o que seria o mesmo que é a primeira rua a esquerda para quem sai das Ramblas em direçao a Calle Carme.


Las Ramblas
Que em árabe significa Ramla, o que seria o mesmo que queda d’agua, já que era por onde descia a agua da chuva criando verdadeiro redemoinhos uma vez saiam pelas Drassanes. Percorre também o segundo cerco fortificado da cidade.
Só ficou realmente conhecida após a caída das muralhas e com a aberturas de lojas, mercado e teatro ao gosto da burguesia da cidade. Está dividida em cinco Ramblas, a das Canaletas, dos Estudantes, de Sant Josep, dos Caputxins e a rambla de Santa Mônica.

Canaletas
Fonte de água ao início das Ramblas, da qual diz a lenda que quem bebe dessa água sempre acaba voltando a cidade. Era o local que os visitantes paravam para beber agua e descansar.

Mercado da Boqueria
Um dos melhores exemplo dos mercado populares de Barcelona, uma das caracteristicas da cidade, e aonde podemos encontrar os produtos mais variados. Recomendo muito uma volta por dentro e pelas laterais do mercado, sendo também um local com concentraçao de restaurantes com produtos frescos e do mercado, assim como bares de tapas. No carnaval todo o mercado se enfeita, estando os vendedores caracterizados com fantasias.

Casa Quadros
Edifício de vivenda (1891-96) e antiga casa de guarda-chuvas que mantem as características ornamentais, como um dragao com o farol e um guarda-chuvas. A composiçao em forma oriental foi projetada pelo arquiteto Josep Vilaseca o mesmo do Arco de Triumfo.

Simbolo no chao de Miró
No ponto de confluência entre a calle Hospital e Las Ramblas está um desenho de Miró.

Grande Tetro do Liceu
Símbolo da burguesia barcelonesa, a mais de 150 anos vem apresentando grande obras. Assim como foi durante a época da invasao de Barcelona pelas tropas franquistas, um dos últimos refúgios dos republicanos. Passou por muitos incêndios, sendo sempre remodelado segundo o projeto original.


* post sem fotos já que aproveitei um texto para um trabalho sobre roteiros turísticos em Barcelona *

Nenhum comentário: