O Dia de Catalunha

O dia 11 de setembro, é o dia da Diada de Catalunya, o dia que caiu a capital de Catalunha no ano 1714 pelas tropas do exercícito borbônico na Guerra da Sucessão da coroa espanhola, mas que ao mesmo tempo o que aprendi aqui é que não foi uma guerra de Espanha, foi mas bem européia, já que na verdade vinha de uma disputa entre os francos e os austriacos pelo poder em Europa.


É o dia também que toda Catalunha, de norte a sul do país parem para descansar, no caso de alguns, e ir de festa no caso de quase todos. Além dos atos institucionais, como poderemos encontrar no Parque da Ciutadella, também terá espetáculos de música e teatro por muitos lugares da cidade de Barcelona, assim como poderiamos encontrar uma festa em Girona, Lleida ou Tarragona (as outras quatro capitais de comarcas).

foto: terrassaenlamira.wordpress.com

Mas sem dúvida a Diada é o dia da auto afirmação de um povo com uma cultura e língua própria. É uma festa para sentir e ver a diferença entre Espanha e Catalunha, mas sempre com um espírito de união e de paz.


Nenhum comentário: