Catalunha país de cinema


Muitos foram os diretores que tiveram Barcelona como cenário, o mais recente Woody Allen com Vicky Cristina Barcelona, e de alguma maneira a cidade está ligada com o cinema e hoje em dia vive uma vertente mais conteporânea sempre apostando pelos novos talentos. Se pode citar o Festival de Sitges como  principal festival de cinema de Catalunha, mas a lista de festivais é extensa, aqui a lista de alguns deles.

Barcelona




O festival de cinema do pequeno visor. Se trata de um festival de curtrametragem feito através do celular/telemóvel. Em 2009 se celebrou em maio.





Um festival que já tem raízes em Barcelona, mostra o melhor do cinema asiático. Organizado com o apoio do governo de Barcelona, tem lugar no CCCB com apresentaçoes ao ar livre.








Um festival de novas tendências em tecnologia digital no cinema. Muito interessante para os novos cineastas e para ver projeçoes com novas perspectivas.



Festival internacional que está por algumas das capitais do Mundo, promovida pelo grupo Inffinito, e se realiza na sala de cinema "mais cultural" de Barcelona, Cines Verdi, o primeiro cinema a apostar por filmes em versao original e filmes fora do circuito de Hollywood.




Festival de cinema dedicado a filmes que tem como tema a homosexualidade. Na última ediçao se premiou o filme americano Drool, da diretora Nancy Kissam.





Um festival para difundir a cultura judía. Cultura que esteve por muitos anos ligada a cidade de Barcelona.






O principal festival independente do mundo. Na última ediçao o festival recebeu mais de 1.700 filmes, entre longa, curta e documental, de 79 países diferentes. Projetado no CCCB também costuma ter projeçao de vários documentáis por dia, alguns grátis.




Catalunha



O primeiro Festival de cinema Fantástico e o mais importante, aonde reúne grandes diretores e atores do  mundo, apresentando seus novos filmes em um ambiente mágico, como a pequena e antiga aldeia de pescadores que é Sitges.






Festival de cinema de animaçao de Lleida, aonde todo o entorno pretende deixar o público ativo, com conferencias, shows e workshop.

Nenhum comentário: