Salvador Dalí 21 anos depois

Salvador Dalí (1904-1989)

Hoje faz 21 anos que morreu o filho de um prestigioso notário, nasceu em 1904 em Figueres, e cumpriu com todos seus estudos, começando a pintar aos 13 anos na escola do professor Joan Núñez. A princípios de 1919 participou em sua primeira exposiçao e publicou seu primeiro articúlo literario.


O nome de Dalí apareceu nos jornais de Barcelona em 1922, quando ganhou um premio na exposiçao da Associació Catalana d'Estudiants, e em esse mesmo ano se inscreve na Escola de Belas Artes de Madrid. Em Madrid conheçe a Federico García Lorca e Luis Buñuel que marcaram seu futuro artístico, mas que seus estudos, já que acabou expulsado da Escola. Sua indisciplina e a atitude de seu pai, que se enfrentou a ditadura de Primo de Rivera, o levaram a passar 1 mes em prisao.


Sua primeria exposiçao individual, aonde apresentou várias de suas obras que tinham como modelo sua irma Anna Maria, inaugurada na Galeries Dalmau de Barcelona foi em novembro de 1925. Em Semana Santa do mesmo ano, o poeta García Lorca foi convidado por Dalí a visitar sua cidade natal, Figueres e Cadaqués. Tempo depois o poeta escrevia a Oda a Salvador Dalí.


Dalí em 1927 serve ao serviço militar em Figueres, e a partir desse momento se produz a expansao de Dalí como artista e como provocador. Com Sebastià Gasch e Lluís MOntanyà assinam o Manifest Groc (março de 1928), duro manifesto contra o Novecentismo, o que gerou muitas polémicas, nesse período elabora os guioes de "Un chien andalou" e "L'Âge d'Or", dois dos melhores filmes Surrealistas.

Em 1929 em Cadaqués conhece sua mulher, Gala, e fogem a Paris para entrar de cabeça no movimento Surrealista, alguns de seus quadros de esse período sao: O grande masturbador, O jogo lugubre e o Retrato de Paul Éluard.










































Ao final se instalam em Portlligat, uma aldeia costeira do município de Cadaqués, por onde passaram grandes pintores da época. Com a chegada da Guerra Civíl volta a ir a Paris, mas com a Segunda Guerra, se vai a Estados Unidos, aonde ja tinha realizado as primeiras exposiçoes.

Expulsado do movimento surrealista, sua obra sofre uma mudança radical, com um retorno ao classicismo e ao que qualificou de etapa mística e nuclear, se transformando em o pintor preferido em Estados Unidos. Escreve sua primeira autobiografia: Vida secreta de Salvador Dalí e uma novela com elementos biográficos: Rostros ocultos, gerando ainda mais prestígios, em uma carreira que passava por todas as caras da arte: pintura, cinema e literatura.

Seu regresso em Portlligat no verao de 1948 se manifesta também em sua obra pela apariçao das paisagens de Cap de Creus e Cadaqués. Quando visita ao papa Pío XII, mostra seu quadro Madonna de Portlligat. Essa zona costeira volta a ser lugar de reuniao de personalidades importantes como Walt Disney e o duque de Windsor. E finalmente casa com Gala pela ingreja no ano de 1958, em um secretismo que só ficou sabendo depois de muitos anos.



Durante os anos 70 Dalí pinta obras de grande tamanho, e é dessa época o quadro A estaçao de Perpiñán, um achado de seu método paranoico-crítico que ralaciona o centro do universo segundo a mitología daliniana com sua obseçao pelo El Angelus de Millet. Em 1979 comemora seus 75 anos com o discurso de ingresso na Academia de Belas-Artes e a grande exposiçao no centro Georges Pompidou de París. Ano que começa a decaída física do artista, e com a morte de Gala se muda a Púbol, aonde pinta suas últimas obras, influenciado pela sua obseçao pela teoria das catástrofes. Passa seus últimos anos em Figueres praticamente sem sair do quarto. De acordo aos seus desejos foe enterrado embaixo da cúpula do Teatro-Museu da cidade.

Salvador Dalí passará a história como um dos grandes artistas do século XX, capaz de converter-se no estandarte do surrealismo, e um dos primeiros em convertir sua vida e obra em um objeto de marketing. Foi o pioneiro do diálogo entre arte e ciencia.

Um comentário:

Ellen disse...

Olá Felipe, parabéns seu blog está ótimo e os textos tbém !!!
Abraços e já somos seus seguidores
www.viagemafora.blogspot.com