Lonja, o mercado do passado e os museus do futuro

Essa semana se inaugurou a Lonja de Lleida, capital da comarca interior de Catalunha, e se diz que ali nasceu o català como se conhece hoje. As Lonjas sempre estiveram ligadas com o comércio local, no caso de Lleida nao foi diferente.

Hoje as Lonjas sao fonte de atraçao turística, transmitindo a cultura, seja pela sua arquitetura como pelos eventos disponíveis. A Lonja de Lérida, é obra de Mecanoo, grupo de arquitetos com sede em Delft, Holanda. Sendo sua primeira obra em Espanha. E é uma obra funcional. Com grandes espaços de espera, com um anfiteatro para 1.000 pessoas toda iluminada com árvores fosforescentes e folhas no teto, que também é a forma de toda a iluminaçao do recinto, aonde o sol é fundamental, iluminando toda a área interior. Mas a Lonja de Lérida nao é a única em Espanha, também é importante mencionar a Lonja de Valencia, Patrimônio da Unesco e a Lontja de Barcelona, por seu contexto histórico.




Foto:Ramón Gabriel

Lonja de Valencia, ou  Lonja de Seda. Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1996.



É considerado como um dos mais bonitos edifícios de arquitetura gótico civil de Europa. Termina sua contruçao em 1533, tendo por esso alguns elementos renacentistas. Consta de 4 partes, a Torre, Sala do Consulado do Mar, Patio das Naranjas e o Salao de Colunas, entre 2.000 metros quadrados de área.



A torre também servia de prisao para os comerciantes que nao cumpriam com suas responsabilidades. A sala do Consulado do Mar, começou a construir em 1506-1548, sendo seu estilo renascentista. O Consulado do Mar, leva esse nome, pois ali estava a antiga instituiçao valenciana que desde de 1283 (s. XIII), se ocupou dos assuntos marítimos e mercantil, por concessao do rei Pedro III. Foi o primeiro tribunal mercantil que se fundou em Espanha.

O nome da lonja, Seda, é porque antigamente se comecializava esse produto, e desde entao se vem realizando diversas transaçoes comerciais. Aos domingos estao as exposiçoes de selos e moedas. O salao das Columas, lugar aonde se utilizava para o comércio, com colunas helicoidales de dezesseis metros de altura, imitando as colunas do Templo do Rei Salomao. Nas paredes estao escritas uma lenda, para lembrar a todos os comerciantes como devem ser comportar em suas transaçoes.

Nenhum comentário: