Como elegimos um destino turístico

No Mediterrâneo sabemos que podemos encontrar uma quantidade de atraçoes muito grande, entre castelos medievais, pontes e igrejas romanas, casas modernistas ou clássicas, fora as costas, entre Turquia, Croácia, Italia, França e Espanha, possuem uma extensao de praias com aguas tranquilas e que convidam a passar uma temporada de férias.

Os grandes centros urbanos do Mediterrâneo europeo, possuem características muito parecidas, particularmente gosto de afirmar, que todos o Casco Velho de essas cidades sao iguais, pois foram influenciadas pelos romanos, ou seja, crescem apartir do eixo central, decamunus e cardo, que formavam a cruz romana, e de onde as cidades se expandiam, e por isso creio que o que atrae realmente o visitante a conhecer essas cidades, nao é só o valor histórico mas também algo implícito.
Minha afirmaçao vem, pois seja qual o país, muitos terao a dúvida do quer ver, e entre tantas opçoes, existem infinidades de diferentes roteiros pelas cidades e de que atrativo ver, seria o que teoricamente chamamos interesse subjetivo, do que cada um mais valora. 

Mas entre todos os visitantes sempre terá algo em comum, um recurso que seja qual for o país, sabemos que nunca vai falhar, é conhecida como a Trindade do Mediterrâneo, composta pela vinha, azeitona e o trigo, que produzem os três productos mais consumidos e exportados, e que possuem uma qualidade única no Mundo, quem já nao se deliciou com os vinhos franceses, o azeite espanhol ou pao italiano. Que fazem de qualquer comida, uma experiencia inesquecível. 


Sao agriculturas quase arqueológicas, cultivadas antes mesmo que os romanos. Em Catalunha, era base da economía dos Íberos, os primeiros residentes da Península Ibérica, se documenta o início da atividade no séc.I a.C. Depois sim chegou os romanos em Catalunha, mas esses nao introduziram mudanças importantes no cultivo ancestral. O descobrimento arqueológico feito em 1966 por Lluís Galera no Maresme, explica como se elaborava o vinho em época romana, assim como seu cultivo, comercializaçao e consumo, e através de esses decobrimentos, hoje se volta a producir vinhos seguindo a antiga tradiçao.


Conhecida com a Denominaçao de Origem Alella, a vinha se cultiva nas laderas da Serra de Marina desde época romana. O clima mediterrâneo e o solo propício deram justa fama ao vinho layetano, e a denominaçao de origem, serve para preservar e conservar o tratamento da uva, hoje o cultivo se extende por 18 municípios de Catalunha, entre o Maresme e o Vallès Oriental, sendo uma exelente opçao para um roteiro cultural, para conhecer a história romana do vinho e gozar da boa gastronomía local.

Como chegar:

A melhor opçao seria alugar um carro, e assim poder seguir por toda a costa norte da comunidade autônoma. A companhia de ônibus desde Barcelona é Segalés. O visitante também pode optar por ir de trem, Barcelona - Mataró - Portbou.

A marca turística, Costa de Barcelona Maresme, criou uma página que ajuda a buscar alojamento, e ajuda o vistante a elegir os atrativos da regiao que le proporcione maior interesse.

Guia Gastronomica da regiao em formato pdf (espanhol):


Nenhum comentário: