La Pedrera - Patrimonio da humanidade pela Unesco


Casa Milà, obra de Antoni Gaudí é conhecida popularmente como a Pedrera, construida entre 1906 e 1910, de estilo modernista.




A casa, unifamiliar, foi construida por pedido do casal Pere Milà i Camps que deu nome a casa, e Roser Segimon i Artells, sua mulher. Pere Mila era um amigo íntimo de Batlló, que tinha ficado impressionado com a estética do projeto da Casa Batlló. Mas houve um problema com o salário de Gaudí, o que acabou em processo que ganhou o arquiteto. Antoni Gaudí doou o dinheiro a comunidade jesuíta, proclamando que se havia tratado de uma questao de princípios.



Gaudí contou com a colaboraçao de seus ajudantes Domènec Sugrañes e Josep Canaleta, assim como o construtor Josep Bayó i Font, que trabalharam anteriormente com Gaudí na casa Batlló. O edifício é uma tipica obra "Gaudiana", em que existem poucas linhas ou planos retos, com muitas formas curvas e redondas. Todo ele está realizado em pedra natural, menos a parte superior que está cuberta de azulejos brancos. A combinaçao da pedra e dos azulejos brancos da a idéia de uma montanha com neve. No telhado se encontras as grande chaminés, feitas com azulejos brancos, e cada uma com uma forma diferente.



Como característica do modernismo, a Casa Milá está composta de formas orgânicas induzindo a idéia de natureza: diversos estudos vêem na Pedrera, os muitos lugares visitados pelo arquiteto durante sua vida. Se destaca o ferro forjado das varandas, que simulam plantas trepadoras, obra dos irmaos Lluís e Josep Badia i Miarnau. Posue um total de cinco andares, mais um trasteiro diáfano realizado em seu total com arcos catenários. Consta de dois pátios interiores, um circular e outro oval. Na entrada se destaca o arco ciclópeo, enquanto que a parte superior, de forma ondulada, tem esculpido capulhos de rosa com inscriçoes da Ave María.


Gaudí projetou a Pedrera com um alto simbolismo religioso, além da Ave Maria, no projeto inicial, na entrada estaria um grupo de esculturas de pedra, metal e cristal com a Virgem do Rosário, com os arcanjos Miguel e Gabriel de 4 metros de altura. Mas devido a semana trágica de 1909 se abandonou o projeto.



A decoraçao interior é obra de Josep Maria Jujol, autor do lagarto na entrada do Parque Güell, e dos pintores Iu Pascual, Teresa Lostau, Xavier Nogués e Aleix Clapés. A Pedrera foi a última obra civíl que trabalhou o arquiteto, abandonando a construçao por divergências com o senhor Milà, dedicando-se exclusivamente no projeto da Sagrada Família.

A Casa Milà foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984 como: "Obras de Antoni Gaudí".

Um comentário: